Açoriano Oriental
Alerta para falta de condições do Zoo da Povoação
A CDU/Açores alertou esta quarta-feira para a "falta de condições" em que se encontram os animais do Parque Zoológico da Povoação, em S. Miguel, Açores, acusação que é rejeitada pelo médico veterinário municipal.
Alerta para falta de condições do Zoo da Povoação

Autor: Lusa / AO online
"É motivo de preocupação que um conjunto de exemplares de fauna selvagem seja mantido em gaiolas de dimensões reduzidas e em más condições de higiene e salubridade, ao arrepio da lei vigente para este tipo de instalações", afirma o deputado comunista Aníbal Pires num requerimento enviado à Assembleia Legislativa Regional, em que exige a intervenção do governo.

O Parque Zoológico da Povoação, propriedade municipal, foi criado há cerca de 15 anos e possui cerca de 100 animais, entre os quais macacos, babuínos, coelhos, porquinhos da India, pavões, perus, araras, pombos, galinhas, mandarins, papagaios e periquitos.

Segundo Aníbal Pires, os animais são mantidos em condições "causadoras de sofrimento injustificado, stress e desconforto".

"A situação é tanto mais grave quanto a intenção pedagógica que assiste à criação deste tipo de parque é claramente incompatível com condições de detenção dos animais", considera o deputado.

Para inverter este quadro, Aníbal Pires pretende que seja feita "uma nova fiscalização" ao espaço, de forma a "corrigir a grave situação" que considera existir.

Contactado pela Lusa, o médico veterinário municipal, Morgado Ferreira, rejeitou as acusações, frisando que o parque é "frequentemente fiscalizado e nunca existiu nenhuma contra-ordenação, estando em curso o processo de licenciamento".

"O parque tem condições mínimas e os animais são impecavelmente tratados", garantiu o veterinário, apesar de admitir que possa existir "por vezes, um ou outro animal com falta de espaço".

Assegurou, no entanto, que se trata de "situações transitórias".

Segundo Morgado Ferreira, "os animais do parque têm uma alimentação adequada e o espaço já foi alvo de obras de remodelação".

"É o único parque do género em S. Miguel e nos Açores. É um bem público para toda a ilha", frisou, revelando que todos os animais que ali se encontram foram oferecidos.

O Parque Zoológico da Povoação funciona entre as 9:00 e as 19:00 e, segundo o veterinário municipal, "é uma atracção constante" para os visitantes do concelho.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados