UE/Agricultura

Ajudas ao sector do leite obrigam a cortes noutras áreas

A Comissão Europeia avisou que para satisfazer as exigências de verbas feitas pelos produtores de leite, com o apoio de 20 Estados-membros, incluindo Portugal, terá que cortar verbas noutras áreas.


O porta-voz de Bruxelas para a Agricultura, Michael Mann, disse que a Comissão Europeia vai "estudar com interesse" o pedido de 300 milhões de euros para o sector leiteiro.

Mann salientou, contudo, que "para haver mais dinheiro para o leite, haverá menos para outras coisas".

O porta-voz disse ainda que os Estados-membros podem, a partir do próximo ano, transferir verbas de um sector para outro que esteja em dificuldades.

Esta medida integra o "health check" ("exame de saúde", que revê a reforma de 2003 da política agrícola comum) e permite a afectação de verbas não utilizadas num sector a outros em dificuldades ou ao desenvolvimento rural.

A crise no sector do leite divide os Estados-membros da União Europeia, com 20 países (incluindo França, Alemanha e Portugal) a reivindicar medidas de ajuda à produção e outros sete (nomeadamente os nórdicos) a contestar a concessão de auxílios.

Na próxima segunda-feira o tema voltará a estar na agenda de mais um Conselho de Ministros da Agricultura, que se reúnem no Luxemburgo.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024