Açoriano Oriental
Crise/Inflação
Airbus dá bónus de 1.500 euros aos trabalhadores

A Airbus vai pagar em novembro um bónus aos funcionários em todo o mundo para compensar a subida da inflação, sendo o valor de 1.500 euros brutos na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido, onde tem maior presença industrial.

Airbus dá bónus de 1.500 euros aos trabalhadores

Autor: Lusa/AO Online

Fontes do fabricante aeronáutico europeu avançaram à agência espanhola EFE que o prémio será pago aos 120.000 funcionários da Airbus em todo o mundo, mas, nos restantes países, o valor não será o mesmo.

Segundo adiantaram, este valor será calculado em percentagem da base salarial média local, sendo também contemplados os jovens trabalhadores que alternam formação e estágio na empresa.

O objetivo é ajudar a compensar, no curto prazo, o efeito da inflação na perda de poder de compra dos trabalhadores.

O prémio a atribuir não altera os processos de negociação salarial realizados em cada país. Em França, por exemplo, foi assinado em março passado um acordo que prevê um aumento de 6,8% para o conjunto dos anos 2022-2023 e que será revisto em março do próximo ano.

O custo da medida, cerca de 200 milhões de euros, será refletido nas contas da Airbus, que divulga na sexta-feira os resultados do terceiro trimestre.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados