Açoriano Oriental
Conjuntura
Actividade económica e consumo privado voltam a recuar em Agosto
A actividade económica, o sentimento económico e o consumo privado voltaram a cair em Agosto, em termos homólogos, bem como a confiança dos consumidores, segundo os indicadores de conjuntura divulgados pelo Banco de Portugal.
Actividade económica e consumo privado voltam a recuar em Agosto

Autor: Lusa/AO online
O indicador da instituição liderada por Carlos Costa que mede a actividade económica teve um recuo de 2,3 por cento em Agosto, face a igual mês do ano anterior, estando em regressão há mais de um ano.

Também o indicador que mede o sentimento económico sofreu nova diminuição, passando dos 83,7 pontos em Julho para 78,7 pontos em Agosto.

No que diz respeito ao consumo privado, é de registar uma nova variação negativa em Agosto, em termos homólogos, de 4,1 por cento no mês em análise, contra os 3,7 por cento verificados em Julho.

Também o indicador que mede a confiança dos consumidores aponta para uma quebra entre Julho e Agosto, passando dos -50,2 pontos para os -52,8 pontos, respectivamente

Na semana passada, o INE confirmou a estagnação da economia portuguesa no segundo trimestre, face ao primeiro trimestre, explicando que o contributo da procura interna foi mais negativo, mas foi compensado pelo comportamento mais positivo das exportações.

De acordo com as contas nacionais trimestrais publicadas a 08 de Setembro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Produto Interno Bruto (PIB) terá contraído 0,9 por cento no segundo trimestre, quando comparado com igual período de 2010, enquanto a variação para os primeiros três meses do ano dá um saldo nulo.

A procura interna caiu 1,3 por cento face aos primeiros três meses do ano, com destaque para uma redução bastante vincada da componente do investimento, enquanto a procura externa líquida teve um contributo positivo que compensou esta queda, com um contributo igual para a variação em cadeia do PIB, na ordem dos 1,4 por cento.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados