Açoriano Oriental
Açores receberão 87 novos guardas prisionais
O concurso de admissão de 400 guardas prisionais prevê, pela primeira vez, vagas específicas para os Açores, cabendo ao arquipélago 87, destacou o delegado em Ponta Delgada do sindicato destes profissionais, que se mostrou satisfeito com a 'quota' açoriana.
Açores receberão 87 novos guardas prisionais

Autor: Lusa/AO online

 

"É uma excelente notícia porque são 400 vagas a nível nacional e tem um número engraçado para a região. Este é um concurso diferente porque estipula em Diário da República 87 vagas para os Açores, o que não acontece nos outros", afirmou o delegado em Ponta Delgada do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Ivo Garcia, em declarações à Lusa.

O concurso foi publicado na quarta-feira no Diário da República e prevê a admissão de 400 pessoas para a carreira de guarda prisional, estipulando pela primeira vez para os Açores 87 vagas (74 para candidatos do sexo masculino e 13 do sexo feminino).

O delegado sindical estima que a colocação de guardas nas cadeias dos Açores só será feita em 2016.

"Foi lançado o concurso, são 15 dias úteis para preencher os formulários e concorrerem, depois ainda tem o processo das provas de seleção, os prazos para os recursos e só a partir daí será dado início ao curso. O curso, salvo erro, é de nove meses, seis teóricos e três práticos. Acredito que só para 2016 é que esses elementos estarão aptos a trabalhar", disse.

Há muito que o sindicato denuncia a falta de guardas prisionais na região, sobretudo em Ponta Delgada, onde a cadeia está sobrelotada, havendo 56 guardas 180 reclusos.

Segundo o sindicalista, qualquer reforço "fará toda a diferença".

"Se desses 87 viessem para Ponta Delgada 20 guardas prisionais, para nós seria satisfatório porque não podemos esquecer que temos falta de guardas, já que alguns elementos vão embora, porque regressam ao continente e outros vão para a reforma", afirmou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados