Açoriano Oriental
Açores precisam de “mais uma dezena” de profissionais para assegurar médico de família a todos

O secretário Regional de Saúde, Clélio Meneses, estimou que é necessário “mais uma dezena” de profissionais para todos os açorianos terem médico de família, para além dos lugares que já estão em concurso.

Açores precisam de “mais uma dezena” de profissionais para assegurar médico de família a todos

Autor: Lusa/AO Online

“O número exato não posso dizer porque há oscilações, porque cada ilha é uma ilha com particularidades muito concretas, mas seguramente precisamos de mais uma dezena de médicos de família, para além daqueles que estão em fase de concurso: quatro daqui [São Miguel], mais seis na Terceira e outros nas várias ilhas”, declarou Clélio Meneses.

O titular da pasta da Saúde, que presidiu à cerimónia de assinatura de contratos com novos médicos de medicina geral e familiar, na Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, referiu ainda que foram contratados 39 médicos, 21 dos quais para os quadros e 18 internos que se espera que fiquem na região após concluírem a especialidade.

Relativamente a São Miguel, Clélio Meneses reconheceu que ainda não foi possível assegurar médico de família para todos os habitantes, mas salientou que com os oito profissionais que integram agora a Unidade de Saúde de Ilha, mais os quatro do concurso que está a decorrer, 97% da população ficará coberta.

Trata-se de “um crescimento muito significativo”, sendo cerca de 14 mil as pessoas que passam a ter médico de família por via da admissão dos novos médicos, segundo o governante.

O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores reiterou também a necessidade de reforçar os cuidados primários de saúde na região, evitando assim o recurso às urgências.

Ainda de acordo com Clélio Meneses, existe uma “estratégia clara no sentido de reforçar os cuidados primários de prevenção e proximidade”, que “tem de ir muito para além das palavras” e traduzir-se no dia a dia dos cidadãos.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.