Açoriano Oriental
Açores contaram com 22.816 atletas federados em 2019

Os Açores contaram com 22.816 atletas federados no ano de 2019, num total de 47 modalidades, aumentando em relação aos anos anteriores o número de praticantes federados e de modalidades praticadas.

Açores contaram com 22.816 atletas federados em 2019

Autor: AO Online/ GaCS

De acordo com os dados referentes à demografia associativa de 2019 agora divulgados pela Direção Regional do Desporto (DRD), competiram 15.793 atletas em masculinos (69,22%) e 7.023 em femininos (30,78%), sendo esta percentagem da participação feminina a mais significativa registada nos últimos anos.

É, no entanto, nos escalões de formação que se registam os valores mais significativos, representando 75,95% dos atletas federados, num total de 17.331 jovens.

A taxa de participação absoluta (relação entre o número de atletas federados e o número total da população) é de 9,40%, o que representa um valor muito significativo no contexto nacional.

A taxa de participação desportiva potencial (calculada sobre a população residente, da faixa etária entre os 6 e 34 anos) foi de 25,70%, aumentando em relação ao ano de 2018.

Por outro lado, registaram-se 1.017 treinadores em atividade federada na Região, sendo que o número total de árbitros/juízes atingiu os 1.187.

Os dirigentes federados nos Açores em 2019 representam um número global de 1.519.

A Direção Regional do Desporto tem disponíveis no Portal do Governo dos Açores, em https://portal.azores.gov.pt/web/drd/demografia-federada, os dados relativos à demografia associativa das épocas desportivas 2018-19 ou 2019, de acordo com o limite temporal de referência estabelecido para cada uma das modalidades.

A Demografia Federada corresponde à sistematização, tratamento e apreciação de um conjunto de elementos caraterizadores da situação do desenvolvimento desportivo dos Açores, no contexto do desporto federado.

São apresentados dados relativos aos praticantes desportivos, treinadores, árbitros e juízes, dirigentes e outros agentes, quer no global da Região, quer nas diferentes ilhas, tendo por referência a sua população, bem como um conjunto de textos de apreciação geral que apresentam também uma visão evolutiva da situação.

A publicação disponibiliza ainda elementos de caraterização para cada modalidade no contexto global da sua dimensão nos Açores, apresentando os elementos no respeito pela dimensão mais representativa da realidade arquipelágica, a dimensão de ilha.

A metodologia de recolha utilizada passa sistematicamente pelo fornecimento dos dados por parte das diferentes estruturas associativas regionais de cada modalidade e sua aferição pelas respetivas federações.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados