Copenhaga

Acordo continua a escapar a líderes políticos

Os participantes na conferência mundial sobre alterações climáticas continuam sem conseguir chegar a um texto final com as bases para um novo acordo, apesar do esforço realizado pelos principais líderes políticos na recta final de Copenhaga.


As várias diligências em curso para desbloquear as negociações e a aproximação entre os Estados Unidos e a China não foram suficientes para ultrapassar as dificuldades nas negociações em Copenhaga, a poucas horas do final da cimeira, e o esqueleto de um tratado vinculativo sobre redução de emissões poluentes continua sem aparecer.

Apesar de a sessão plenária de encerramento estar marcada para as 18:00  são poucos os que acreditam que um acordo possa ser alcançado até essa hora, tendo o comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, já pedido às 192 delegações para "não deixarem" Copenhaga hoje a noite.

A ideia dominante na cimeira mundial sobre o clima é a de que haverá sem dúvida um acordo, que deverá ser desbloqueado pelos chefes de Estado dos vários países, imperativo que poderá resultar num prolongamento da conferência até sábado.

PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos