Ação de formação da AKA reúne cerca de uma centena de praticantes

A Associação de Karaté dos Açores promoveu, nos passados dias 3 e 4 de janeiro, uma ação de formação nas ilhas de São Miguel e Terceira



A Associação de Karaté dos Açores (AKA) promoveu nos passados dias 3 e 4 de janeiro, nas ilhas de São Miguel e Terceira, uma ação de formação de Shiai Kata e Shiai Kumite, que juntou cerca de uma centena de atletas e duas dezenas de treinadores oriundos de diversos clubes regionais.

O Pavilhão Multiusos da Povoação foi o palco escolhido para o primeiro dia do evento, enquanto no dia seguinte rumou ao Complexo Desportivo do Estádio João Paulo II, em  Angra do Heroísmo.

A iniciativa, que se enquadra no Plano de Desenvolvimento Desportivo para a Formação Formal de Agentes Desportivos Não Praticante, foi orientada pelo Sensei Joaquim Gonçalves, diretor técnico da Federação Nacional de Karate – Portugal (FNKP) e treinador de grau IV que é uma referência nacional na área da formação e do desenvolvimento competitivo da modalidade.

A ação teve como principal objetivo o aprofundamento e a atualização de conhecimentos técnicos e táticos no âmbito da competição, nas vertentes de Kata e Kumite, tendo sido partilhados conteúdos programáticos com uma forte componente prática e pedagógica que registaram uma avaliação global muito positiva por parte dos participantes. 

A ação foi ainda acreditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), atribuindo 0,8 Unidades de Crédito (UC) para efeitos de formação contínua de treinadores.

Segundo a AKA, esta iniciativa assume particular relevância no processo de qualificação contínua dos treinadores, na valorização do percurso formativo dos atletas e no reforço da qualidade técnica regional, destacando-se igualmente o contributo do Departamento de Formação da FNKP na estruturação e acompanhamento técnico da ação. 

O evento teve o apoio institucional da FNKP, da Direção Regional do Desporto, do município da Povoação e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. 

PUB