Premium

A sazonalidade no turismo pode ou não ser evitada?

Os Açores estão condenados a estar cheios de turistas no verão e vazios no inverno? E que caminhos podem ser seguidos: mais ligações aéreas com regularidade todo o ano; apontar a promoção aos mercados certos; mudar a forma como vendemos os Açores ou simplesmente aceitar a sazonalidade como inevitável e apostar mais na época média? O futuro Fundo para a captação de rotas áreas poderá vir a desempenhar um papel essencial na redução da sazonalidade. Às questões sobre o que motiva a sazonalidade no turismo açoriano e sobre o que pode ser feito, no setor público e privado, para a inverter, respondem quatro especialistas do setor.




Em pleno mês de agosto, com mais ou menos dormidas, não há grandes razões de queixa. Os Açores estão cheios de turistas e todos, no pico da época alta, uns mais do que outros, conseguem rentabilizar os seus negócios. Mas quando chegar a novembro, como que é que se aguentam os investimentos no turismo durante cinco meses, na época baixa e com poucos turistas?

Portanto, é motivo para questionar:...

Conteúdo exclusivo para subscritores.

Estar informado custa menos do que um café por dia!

Inclui acesso à totalidade das edições impressas, em formato digital, dos jornais e dos respetivos suplementos semanais ou da revista.

PUB