Açoriano Oriental
"A Rainha" lidera corrida aos prémios da Academia de Cinema Europeu
O filme "A Rainha", de Stephen Frears, lidera com seis nomeações a corrida aos prémios atribuídos pela Academia de Cinema Europeu e cujos vencedores serão conhecidos a 01 de Dezembro em Berlim.
"A Rainha" lidera corrida aos prémios da Academia de Cinema Europeu

Autor: Lusa / Ao online
    A lista de nomeados aos prémios desta 20/a edição foi divulgada hoje no Festival de Cinema de Sevilha, em Espanha, e revela que o filme-retrato sobre a rainha Isabel II de Inglaterra é o mais forte candidato à vitória.

    "A Rainha", com o qual a actriz Helen Mirren venceu este ano um Oscar em Hollywood, está nomeado nas categorias de melhor filme, realização, interpretação feminina, argumento e banda sonora e para o Prémio de Excelência 2007.

    "O último rei da Escócia", do realizador Kevin McDonald, é o segundo com mais nomeações, quatro, entre as quais melhor filme, realizador e interpretação masculina, pela prestação de Forest Withaker no papel do antigo ditador do Uganda Idi Amin.

    Withaker recebeu este ano o Oscar de melhor actor por este filme.

    De acordo com a lista de nomeações, seis produções europeias concorrem ao prémio de melhor filme.

    Além de "A Rainha" e "O último rei da Escócia", este prémio é disputado ainda por "4 meses, 3 semanas e 2 dias", do romeno Cristian Mungiu, premiado este ano em Cannes, "Auf der Anderen Seite", do turco-alemão Fatih Akin, "Persépolis", animação da iraniana Marjane Satrapi e do francês Vincent Paronnaud, e "La vie em rose", biografia de Edith Piaf assinada por Olivier Dahan.

    O actor francês Michel Picolli está nomeado na categoria de melhor actor pelo filme "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira.

    O filme do realizador português integrava a pré-selecção para estes prémios, mas apenas conquistou uma nomeação.

    Os vencedores serão anunciados a 01 de Dezembro, numa cerimónia que decorrerá em Berlim e onde serão ainda homenageados o realizador francês Jean-Luc Godard e o director de fotografia alemão Michael Ballhaus.

    Os prémios são atribuídos pela Academia de Cinema Europeu, fundada em 1988 para promover a cinematografia da Europa, contando actualmente com cerca de 1.800 membros, entre os quais 11 oriundos de Portugal.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados