Açoriano Oriental
Histórias do Rallye 1965
A famosa troca de pneus de Luís Toste Rego

Com apenas 18 anos, José Toste Rego foi o navegador do seu pai, Luís Toste Rego, que com o um Fiat 1500 entrou para a história dos ralis nos Açores ao vencer em 1965 a primeira Volta à Ilha de São Miguel, o atual Azores Airlines Rallye, que integra o campeonato da Europa e é hoje uma prova de prestígio internacional.


Autor: Rui Jorge Cabral

Nessa primeira Volta à Ilha de 1965, José Toste Rego recorda-se de um episódio engraçado que aconteceu com o seu pai - entretanto falecido - ao aceitar um patrocínio da então famosa marca de pneus portuguesa, a Mabor, que atualmente integra a empresa alemã Continental.

“O agente da Mabor quis por força que o meu pai entrasse na Volta à Ilha com pneus Mabor”, lembra José Toste Rego. Contudo, os pneus, que até deveriam ser bons no uso diário, não eram pneus preparados para os ralis, pelo que “na primeira rampa, os pneus desfizeram-se em tiras”, recorda José Toste Rego, o que levou a que o seu pai, Luís Toste Rego, tivesse que ir buscar à pressa os pneus Kleber que pretendia usar originalmente, rumo à vitória na primeira Volta à Ilha.

Reportagem publicada originalmente no Guia do Rallye 2018




PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados