Açoriano Oriental
19 mineiros mortos após explosão em mina de carvão
Equipas de salvamento encontraram hoje os cadáveres de 18 mineiros chineses soterrados desde sábado após uma explosão numa mina de carvão na China, elevando para 19 o número de mortos, informou hoje a agência estatal Xinhua.

Autor: Lusa / AO Online
    As equipas de busca e salvamento encontraram hoje o último cadáver na mina Shunfa, na província chinesa de Heilongjiang (nordeste), onde este sábado uma explosão de gás provocou um morto e soterrou os restantes 18 mineiros.

    Das 21 pessoas que trabalhavam no interior da mina, apenas duas conseguiram ser resgatadas com vida.

    De acordo com a agência estatal Xinhua, os trabalhos de busca, que foram dificultados pela alta densidade de gás e pó no interior das galerias da mina, foram dadas como terminadas.

    A polícia de Mudanjiang, localidade onde ocorreu o acidente, deteve vários responsáveis da mina, que operava ilegalmente.

    As minas chinesas são as mais perigosas do mundo, com uma média de quase 13 mortes por dia devido a incêndios, explosões e inundações.

    Só em 2006 foram registradas 4.700 mortes nas minas chinesas, sobretudo devido a falta de medidas de segurança e a sobre-exploração, que aumenta nos meses de Inverno.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados