Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Trabalho em Ciência Biomolecular na ESLagoa



A Tecnologia Biomolecular é considerada uma das áreas científicas com maior desenvolvimento no Séc. XXI. Para termos uma ideia da sua importância, basta constatarmos que é com recurso a esta tecnologia que se realizam os testes para a deteção do SARS-coV-2, essenciais na atual situação pandémica. É inquestionável a forma como esta tecnologia começa a fazer parte das nossas vidas sem nos apercebermos, da mesma forma, como passa despercebida a rapidez com que evolui. As novas gerações têm pela frente grandes desafios nesta área e como educadores, temos o privilégio de muitas vezes sermos nós a levantar o véu destes conteúdos que surgem “ao de leve” nos programas curriculares (12º ano de Biologia).

Em Portugal, as escolas não realizam trabalho experimental nesta área pois o custo dos equipamentos e dos consumíveis necessários são demasiado elevados e existem outras prioridades de investimento. Em 2018, docentes de Biologia de uma Escola Secundária da Suécia, Ӧrkelljunga utbildningscentrum desafiaram-nos a desenvolver um projeto nesta área e a concorrer ao programa ERASMUS+. Surge então o projeto Scientific Methodology in Biomolecular Sciences que foi concluído em fevereiro de 2020.

 

O balanço deste ano e meio de trabalho não podia ter sido mais positivo e gratificante. Valeu a pena o esforço de todos os participantes. Foi um projeto riquíssimo a vários níveis: Cultural; Línguístico (inglês); Social; Institucional, enfim… uma experiência única. A vertente científica como área nuclear do projeto foi trabalhada em ambas as escolas e permitiu constatar o distanciamento na prática pedagógica do ensino experimental desta área científica.  A Escola Sueca, com cerca de 200 alunos, possuía todo o equipamento necessário para a realização de trabalho laboratorial em biomolecular, assim como a formação dos docentes. Esta experiência permitiu que os alunos da ESL (atualmente no ensino universitário) adquirissem na Suécia alguns conhecimentos básicos da área Biomolecular e pudessem realizar um Workshop na ESL para os alunos Suecos.

            Neste momento a ESL é a única escola da região dotada com todo o equipamento necessário para trabalhar em Biomolecular o que nos permitiu desenvolver todo o projeto científico de investigação na escola e em parceria com a Universidade dos Açores.

            Os dois países trabalharam em conjunto o mesmo tema científico, Em busca de hospedeiros secundários de Fasciola hepatica pois trata-se de um parasita que afeta o fígado do gado em ambos os países e que causa algum impacto económico negativo. O objetivo do projeto era investigar se a disseminação do parasita pode ser realizada por mais hospedeiros secundários (outras espécies de caracóis de água doce) para além do que atualmente se conhece como hospedeiro, a Galba truncatula.  

            A conclusão da parte científica foi realizada pelos alunos Diogo Sousa, Filipa Vieira e Miguel Soares do 12ºA com a preciosa orientação científica da Professora Doutora Ana Cristina Costa e a Investigadora Manuela Parente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.

            O confinamento não foi suficiente para impedir a conclusão deste projeto e com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos foi submetido ao 28º Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores 2020.

            Muito obrigada a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto.

 

Alexandra Seara e Rosário Guiomar

Coordenadoras do Projeto Erasmus+ na ESL

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de Serviço de Atendimento Urgente (SAU)
A Unidade de Saúde da Ilha São Miguel informou que a partir das 16h00 de hoje, 8 de maio de 2024, o Centro de Saúde da Lagoa passa a dispor de um Serviço de Atendimento Urgente (SAU) que funcionará todos os dias das 8h às 24h e que se destina ao atendimento de situações pouco urgentes (vulgo: azuis e verdes).
 
Marinha presta apoio após incêndio no HDES
O Comando da Zona Marítima dos Açores (CZMA), em apoio ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), no âmbito da calamidade ocorrida no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, no dia 4 de maio, disponibilizou 30 cobertores, 50 fronhas, 2 macas, 3 planos duros, além de capacidade de transporte diversificada, constituída por um autocarro de 27 lugares, dois camiões pesados, um camião ligeiro, três viaturas de 9 lugares e uma carrinha com caixa frigorífica.
 
PJ investiga incêndio no hospital
O Departamento de Investigação Criminal dos Açores da Polícia Judiciária está desde sábado a investigar as causas do incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, sabe o Açoriano Oriental.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados