Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Trabalho em Ciência Biomolecular na ESLagoa


A Tecnologia Biomolecular é considerada uma das áreas científicas com maior desenvolvimento no Séc. XXI. Para termos uma ideia da sua importância, basta constatarmos que é com recurso a esta tecnologia que se realizam os testes para a deteção do SARS-coV-2, essenciais na atual situação pandémica. É inquestionável a forma como esta tecnologia começa a fazer parte das nossas vidas sem nos apercebermos, da mesma forma, como passa despercebida a rapidez com que evolui. As novas gerações têm pela frente grandes desafios nesta área e como educadores, temos o privilégio de muitas vezes sermos nós a levantar o véu destes conteúdos que surgem “ao de leve” nos programas curriculares (12º ano de Biologia).

Em Portugal, as escolas não realizam trabalho experimental nesta área pois o custo dos equipamentos e dos consumíveis necessários são demasiado elevados e existem outras prioridades de investimento. Em 2018, docentes de Biologia de uma Escola Secundária da Suécia, Ӧrkelljunga utbildningscentrum desafiaram-nos a desenvolver um projeto nesta área e a concorrer ao programa ERASMUS+. Surge então o projeto Scientific Methodology in Biomolecular Sciences que foi concluído em fevereiro de 2020.

 

O balanço deste ano e meio de trabalho não podia ter sido mais positivo e gratificante. Valeu a pena o esforço de todos os participantes. Foi um projeto riquíssimo a vários níveis: Cultural; Línguístico (inglês); Social; Institucional, enfim… uma experiência única. A vertente científica como área nuclear do projeto foi trabalhada em ambas as escolas e permitiu constatar o distanciamento na prática pedagógica do ensino experimental desta área científica.  A Escola Sueca, com cerca de 200 alunos, possuía todo o equipamento necessário para a realização de trabalho laboratorial em biomolecular, assim como a formação dos docentes. Esta experiência permitiu que os alunos da ESL (atualmente no ensino universitário) adquirissem na Suécia alguns conhecimentos básicos da área Biomolecular e pudessem realizar um Workshop na ESL para os alunos Suecos.

            Neste momento a ESL é a única escola da região dotada com todo o equipamento necessário para trabalhar em Biomolecular o que nos permitiu desenvolver todo o projeto científico de investigação na escola e em parceria com a Universidade dos Açores.

            Os dois países trabalharam em conjunto o mesmo tema científico, Em busca de hospedeiros secundários de Fasciola hepatica pois trata-se de um parasita que afeta o fígado do gado em ambos os países e que causa algum impacto económico negativo. O objetivo do projeto era investigar se a disseminação do parasita pode ser realizada por mais hospedeiros secundários (outras espécies de caracóis de água doce) para além do que atualmente se conhece como hospedeiro, a Galba truncatula.  

            A conclusão da parte científica foi realizada pelos alunos Diogo Sousa, Filipa Vieira e Miguel Soares do 12ºA com a preciosa orientação científica da Professora Doutora Ana Cristina Costa e a Investigadora Manuela Parente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.

            O confinamento não foi suficiente para impedir a conclusão deste projeto e com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos foi submetido ao 28º Concurso Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores 2020.

            Muito obrigada a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto.

 

Alexandra Seara e Rosário Guiomar

Coordenadoras do Projeto Erasmus+ na ESL

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Comitivas passam a 12 elementos em 2020/21
A medida tomada pelo Governo Regional dos Açores irá contemplar as equipas masculinas de basquetebol do Terceira Basket, do Angra Basket e do União Sportiva, que competirão na I divisão (correspondente à III divisão) e as femininas do Fayal Sport (II divisão) e do Boa Viagem (I). As cinco equipas podem agora incluir 12 elementos, quando até à época passada eram 11. A formação feminina do União Sportiva, que integra o escalão superior (Liga), mantém 15 pessoas por caravana.
 
Ladrões entraram em casa e roubaram homem que estava a dormir
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na Lagoa um homem de 23 anos pela prática do crime de roubo, na sequência de diligências de investigação e em cumprimento de um mandado de detenção emanado pela Autoridade de Polícia Criminal.
 
São Miguel volta a registar um caso de transmissão local
A Autoridade de Saúde Regional anunciou ontem que foi detetado um novo caso positivo de Covid-19 em São Miguel, resultante das 1.083 análises realizadas nas últimas 24 horas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.