Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Todo o cuidado é pouco



A 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19 (Coronavirus Disease 2019) uma pandemia. Esta doença respiratória, causada pela infeção com o coranavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), tendo uma alta capacidade de contágio espalhou-se por dezenas de países, afetando milhares de pessoas em pouco tempo. Cada pessoa infetada pode contagiar outras antes de começar a manifestar sintomas como febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias.

Não havendo uma vacina ou um tratamento específico contra este vírus, impôs-se o isolamento profilático, social, para diminuir o contágio e a sua disseminação, ou seja, quebrar a cadeia de transmissão entre indivíduos. Os dois meses de confinamento desencadearam alterações profundas nas relações sociais e nos hábitos de vida e rotinas diárias da população em geral. A quarentena afetou os sistemas educativos em todo o mundo, levando ao encerramento generalizado de escolas e universidades e em contrapartida à difusão do teletrabalho entre professores e alunos.

Agora, de regresso a alguma normalidade, todo o cuidado é pouco. As escolas estão a garantir as condições sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde para que as aulas presenciais decorram em segurança e da melhor forma possível. Há que manter os esforços de contenção da propagação do novo coronavírus, assegurando as práticas relativas ao uso de máscara, à lavagem frequente das mãos, à higiene em caso de tosse ou espirro, e ao distanciamento social. É necessário atualizar, aumentar e difundir a informação fidedigna sobre a doença de modo a diminuir o risco de transmissão na comunidade e pânicos desnecessários.

É tempo, portanto, de reforçar as medidas preventivas porque ainda se vive com o risco, mas, ao mesmo tempo, elevar o otimismo de que será uma etapa vencida e que tudo ficará bem!

 

Coordenadora da Equipa de Saúde Escolar da ESL

Filomena Rebelo

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados