Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todo o cuidado é pouco


A 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19 (Coronavirus Disease 2019) uma pandemia. Esta doença respiratória, causada pela infeção com o coranavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), tendo uma alta capacidade de contágio espalhou-se por dezenas de países, afetando milhares de pessoas em pouco tempo. Cada pessoa infetada pode contagiar outras antes de começar a manifestar sintomas como febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias.

Não havendo uma vacina ou um tratamento específico contra este vírus, impôs-se o isolamento profilático, social, para diminuir o contágio e a sua disseminação, ou seja, quebrar a cadeia de transmissão entre indivíduos. Os dois meses de confinamento desencadearam alterações profundas nas relações sociais e nos hábitos de vida e rotinas diárias da população em geral. A quarentena afetou os sistemas educativos em todo o mundo, levando ao encerramento generalizado de escolas e universidades e em contrapartida à difusão do teletrabalho entre professores e alunos.

Agora, de regresso a alguma normalidade, todo o cuidado é pouco. As escolas estão a garantir as condições sanitárias exigidas pelas autoridades de saúde para que as aulas presenciais decorram em segurança e da melhor forma possível. Há que manter os esforços de contenção da propagação do novo coronavírus, assegurando as práticas relativas ao uso de máscara, à lavagem frequente das mãos, à higiene em caso de tosse ou espirro, e ao distanciamento social. É necessário atualizar, aumentar e difundir a informação fidedigna sobre a doença de modo a diminuir o risco de transmissão na comunidade e pânicos desnecessários.

É tempo, portanto, de reforçar as medidas preventivas porque ainda se vive com o risco, mas, ao mesmo tempo, elevar o otimismo de que será uma etapa vencida e que tudo ficará bem!

 

Coordenadora da Equipa de Saúde Escolar da ESL

Filomena Rebelo

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada"
"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada" é a manchete deste domingo do Açoriano Oriental.
 
Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores
O Governo dos Açores apresentou sexta-feira, em Ponta Delgada, uma anteproposta de Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores, com vista à recuperação e transformação social e económica da Região nesta nova fase de regresso progressivo à normalidade, contando para isso com a participação de todos os Açorianos
 
Benfica contrata defesa Gilberto e guarda-redes Helton Leite até 2025
Os futebolistas brasileiros Gilberto, defesa proveniente do Fluminense, e Helton Leite, guarda-redes que pertencia ao Boavista, são os mais recentes reforços do Benfica, tendo ambos assinado contrato até 2025, anunciou hoje o clube lisboeta.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.