Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

"The Pacman Whale"


baleia

A turma 6º2 da Escola da EB 1,2,3/JI das Furnas participou no concurso "Artistas da Reciclagem", fazendo uma escultura, disponível na página online "Academia Ponto Verde" (parceria Eco-Escolas).

A participação no  concurso foi realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sob o tema "Desenvolvimento Sustentável". Participaram 10 alunos, que saíram vencedores. 

 A esta escultura foi atribuído  o nome "The Pacman Whale" e tem a seguinte memória descritiva:

"Somos dez alunos da Escola Básica das Furnas, na ilha de São Miguel, e vimos, por este meio, contar a nossa história que pode bem ser a história de outras crianças espalhadas pelo mundo.

A nossa escultura retrata o lixo que o ser humano produz e que, diretamente ou indiretamente, acaba nos nossos oceanos. Caso isto continue, a quantidade de lixo no mar irá superar a quantidade de certos seres vivos.

Devido à localização dos Açores, avaliar a abundância e a composição do lixo encontrado na costa açoriana torna-se uma ótima ferramenta para melhor compreender o estado de saúde do nosso oceano. Até ao momento, os estudos sobre detritos marinhos, ao redor dessas ilhas, ainda são escassos e foram realizados apenas recentemente. Certos estudos descobriram que os detritos marinhos flutuantes em redor do arquipélago são compostos principalmente por itens de plástico, embalagens e equipamentos de pesca, e a sua densidade é maior em redor das ilhas do arquipélago do que nas águas circundantes, particularmente em redor do grupo central.  

Com isto, é certo que o plástico desempenha um papel importante no nosso dia-a-dia, mas a forma como é produzido, utilizado e descartado prejudica gravemente o ambiente, em particular, os mares e oceanos, e a saúde humana, uma vez que acabamos por ingerir plástico através da cadeia alimentar.  

Talvez, e porque sabemos que grande parte das pessoas já têm conhecimento sobre este problema, com a nossa baleia, cheia de lixo no seu interior (pois estava cheia de fome), esperamos consciencializar as pessoas da nossa escola, mais uma vez… e uma outra vez, até que percebam que a união faz a força e que só depende de nós para construirmos um mundo melhor.

Isto não é um jogo, onde o Pacman pode comer as bolinhas todas até vencer o jogo. Se as nossas baleias comerem o lixo todo é game over na certa!"

Este concurso, para além da participação dos alunos, teve a participação de alguns professores e funcionários da escola que se envolveram na atividade e que, de alguma forma, ajudaram estes alunos a vencerem a competição, cujo prémio foi uma ida ao Zoo de Lisboa.

Saiba mais clicando aqui: https://www.academiapontoverde.pt/pt/escolas/eb-ji-das-furnas-uo/trabalho/176

 

AO Escolas

Dia Mundial da Criança
No dia 1 de junho de 2022, os alunos da EB1/JI da Lomba do Loução celebraram em grande a infância! O Dia Mundial da Criança foi assinalado com um convívio na Quinta da Madeira Velha, onde não faltou música, dança, pipocas, pinturas faciais e muita alegria.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
À Descoberta da Cultura Açoriana - Fotografias
No dia 3 de junho de 2022 o centro histórico de Ponta Delgada acolheu cerca de 450 participantes no peddy paper “À Descoberta da Cultura Açoriana”. Este é um projeto promovido pela EPROSEC na comemoração do seu 30º aniversário, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, que tem como objetivo sensibilizar formandos, participantes e o público em geral para o trabalho em inclusão, a valorização da cultura e a sustentabilidade.
 
EPROSEC - Escola Profissional
À Descoberta da Cultura Açoriana
No dia 3 de junho o centro histórico de Ponta Delgada acolheu cerca de 450 participantes no peddy paper “À Descoberta da Cultura Açoriana”. Este é um projeto promovido pela EPROSEC na comemoração do seu 30º aniversário, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, que tem como objetivo sensibilizar formandos, participantes e o público em geral para o trabalho em inclusão, a valorização da cultura e a sustentabilidade.
 
EPROSEC - Escola Profissional

Notícias AO

Inflação sobe para 8,7% em junho e atinge máximo desde dezembro de 1992
A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 8,7% em junho, face aos 8,0% de maio, o valor mais alto desde dezembro de 1992, estimou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
 
Crise alimentar provocou subnutrição grave a “uma criança a cada minuto”
A crise alimentar mundial já provocou subnutrição grave a mais de 260 mil crianças desde o início deste ano, o que se traduz em “uma criança a cada minuto que passa”, revelou hoje a UNICEF.
 
Cimeira de Madrid termina hoje depois de declarar Rússia maior ameaça
A cimeira da NATO termina hoje em Madrid já com um novo Conceito Estratégico aprovado para a próxima década, no qual declara a Rússia como a maior e mais direta ameaça à segurança da Aliança Atlântica.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados