Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

"The Pacman Whale"


baleia

A turma 6º2 da Escola da EB 1,2,3/JI das Furnas participou no concurso "Artistas da Reciclagem", fazendo uma escultura, disponível na página online "Academia Ponto Verde" (parceria Eco-Escolas).

A participação no  concurso foi realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sob o tema "Desenvolvimento Sustentável". Participaram 10 alunos, que saíram vencedores. 

 A esta escultura foi atribuído  o nome "The Pacman Whale" e tem a seguinte memória descritiva:

"Somos dez alunos da Escola Básica das Furnas, na ilha de São Miguel, e vimos, por este meio, contar a nossa história que pode bem ser a história de outras crianças espalhadas pelo mundo.

A nossa escultura retrata o lixo que o ser humano produz e que, diretamente ou indiretamente, acaba nos nossos oceanos. Caso isto continue, a quantidade de lixo no mar irá superar a quantidade de certos seres vivos.

Devido à localização dos Açores, avaliar a abundância e a composição do lixo encontrado na costa açoriana torna-se uma ótima ferramenta para melhor compreender o estado de saúde do nosso oceano. Até ao momento, os estudos sobre detritos marinhos, ao redor dessas ilhas, ainda são escassos e foram realizados apenas recentemente. Certos estudos descobriram que os detritos marinhos flutuantes em redor do arquipélago são compostos principalmente por itens de plástico, embalagens e equipamentos de pesca, e a sua densidade é maior em redor das ilhas do arquipélago do que nas águas circundantes, particularmente em redor do grupo central.  

Com isto, é certo que o plástico desempenha um papel importante no nosso dia-a-dia, mas a forma como é produzido, utilizado e descartado prejudica gravemente o ambiente, em particular, os mares e oceanos, e a saúde humana, uma vez que acabamos por ingerir plástico através da cadeia alimentar.  

Talvez, e porque sabemos que grande parte das pessoas já têm conhecimento sobre este problema, com a nossa baleia, cheia de lixo no seu interior (pois estava cheia de fome), esperamos consciencializar as pessoas da nossa escola, mais uma vez… e uma outra vez, até que percebam que a união faz a força e que só depende de nós para construirmos um mundo melhor.

Isto não é um jogo, onde o Pacman pode comer as bolinhas todas até vencer o jogo. Se as nossas baleias comerem o lixo todo é game over na certa!"

Este concurso, para além da participação dos alunos, teve a participação de alguns professores e funcionários da escola que se envolveram na atividade e que, de alguma forma, ajudaram estes alunos a vencerem a competição, cujo prémio foi uma ida ao Zoo de Lisboa.

Saiba mais clicando aqui: https://www.academiapontoverde.pt/pt/escolas/eb-ji-das-furnas-uo/trabalho/176

 

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Portugal permite reforçar ideia de impunidade para maus-tratos policiais
O Conselho da Europa recomenda a Portugal uma revisão independente à investigação a maus-tratos policiais a detidos, o tratamento de denúncias em 48 horas e critica um sistema que reforça o sentimento de impunidade para agressores.
 
Dirigente Pedro Fidalgo Marques é o cabeça de lista do PAN ao Parlamento Europeu
O dirigente Pedro Fidalgo Marques é o cabeça de lista do PAN às eleições europeias de 09 de junho, anunciou o partido nas redes sociais.
 
Viagens de residentes ao estrangeiro crescem 21,5% em 2023 e atingem máximo histórico
As viagens realizadas pelos residentes ao estrangeiro cresceram 21,5% em 2023, para 3,2 milhões, atingindo um máximo histórico no ano em que o total de viagens dos residentes alcançou 23,7 milhões (+4,6%), divulgo o INE.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados