Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega


image

Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.

Os alunos participaram nas actividades (LTA – Learning and Training Activities), organizadas pela escola anfitriã, a Levanger videregående skole, em conjunto com os colegas noruegueses, italianos, franceses e polacos, parceiros que integram o projecto iCulture.

Levanger é uma cidade com cerca de 20000 habitantes, situada no condado de Trøndelag, no centro da Noruega, e banhada pelo Trondheimsfjorden, o fiorde de Trondheim.   

 
O objectivo do primeiro dia foi promover a interacção dos alunos uns com os outros e dar a conhecer a escola e a cidade. Assim, os participantes foram agrupados em equipas internacionais e foram desafiados a caminhar pela cidade e a realizar pequenas tarefas que implicaram cooperação, realizando quizzes sobre Levanger e tirando selfies de grupo expressando determinadas emoções, por exemplo. As fotografias foram carregadas para um Padlet e visualizadas por todos no auditório da escola no final do dia.

No segundo dia, os participantes foram numa excursão ao local histórico de Stiklestad, e realizaram uma viagem no tempo até à era Viking e à cristianização da Noruega. Foram convidados a participar em jogos tradicionais e experimentar os trajes da época. 
 
 
Esta excursão permitiu a introdução ao workshop sobre storytelling, que teve lugar no dia seguinte, tendo sido pedido aos alunos que escolhessem algumas histórias da sua vida para partilhar com os restantes. Foi-lhes dado um guião para os ajudar a escolher a história, a organizá-la e a desenvolver as suas competências para contar histórias. Durante o workshop, os alunos receberam instruções mais detalhadas e foram incentivados a fazer exercícios de respiração, de colocação de voz e de postura corporal. Cada participante desenvolveu a sua história com a ajuda do grupo e os alunos filmaram-se uns aos outros a contar a sua história, que devia ter entre dois e três minutos e que foi, posteriormente, carregada para o Padlet comum. 
 
No quarto dia, realizou-se um workshop sobre a criação de ebooks com o tema ‘Herança Cultural Europeia’, através de uma ferramenta online chamada Book Creator. Os alunos foram organizados em grupos internacionais e cada grupo trabalhou um capítulo do livro sobre um dos seguintes temas: democracia; religião; arte e arquitectura; gastronomia; línguas. O objectivo foi encontrar e sumariar as principais semelhanças entre os cinco países do projecto em relação às temáticas atribuídas. Sempre que possível, os alunos tiveram de usar, para ilustrar as suas conclusões, fotografias que os mesmos tinham tirado previamente e carregado para o Padlet.
 
O último dia da mobilidade foi dedicado à visita à cidade de Tromdheim, a terceira maior cidade da Noruega, e em especial à Catedral de Nidaros. A catedral, construída a partir de 1070, é o mais importante monumento gótico na Noruega e era o local de peregrinação cristã mais importante do norte da Europa durante a Idade Média. Hoje, é a catedral medieval mais setentrional do mundo e a segunda maior na Escandinávia. 
 
 
Nesta mobilidade, os alunos tiveram uma excelente oportunidade para testar os seus limites, saindo da sua zona de conforto e contactando com uma realidade cultural diferente da sua, o que, certamente, conduziu a um desenvolvimento pessoal significativo. Em termos mais específicos, trabalharam aspectos relacionados com a interacção pessoal, a cooperação, a criatividade e a expressão oral e ainda aprenderam a trabalhar com diversas ferramentas tecnológicas online.
A próxima mobilidade será à ilha da Reunião, em finais de Novembro.

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano
"Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano" é a manchete da edição deste sábado do Açoriano Oriental.
 
André Rodrigues é o candidato escolhido pelo PS/A para as Europeias
O PS/A decidiu que vai indicar André Rodrigues, eleito em fevereiro deputado no parlamento açoriano, para a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu.
 
Governo dos Açores quer avançar com projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho em 2025
O Governo dos Açores revelou que pretende arrancar em 2025 com projetos-piloto para implementar a semana de quatro dias na função pública, defendendo que a medida pode significar uma melhoria da produtividade.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados