Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega


image

Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.

Os alunos participaram nas actividades (LTA – Learning and Training Activities), organizadas pela escola anfitriã, a Levanger videregående skole, em conjunto com os colegas noruegueses, italianos, franceses e polacos, parceiros que integram o projecto iCulture.

Levanger é uma cidade com cerca de 20000 habitantes, situada no condado de Trøndelag, no centro da Noruega, e banhada pelo Trondheimsfjorden, o fiorde de Trondheim.   

 
O objectivo do primeiro dia foi promover a interacção dos alunos uns com os outros e dar a conhecer a escola e a cidade. Assim, os participantes foram agrupados em equipas internacionais e foram desafiados a caminhar pela cidade e a realizar pequenas tarefas que implicaram cooperação, realizando quizzes sobre Levanger e tirando selfies de grupo expressando determinadas emoções, por exemplo. As fotografias foram carregadas para um Padlet e visualizadas por todos no auditório da escola no final do dia.

No segundo dia, os participantes foram numa excursão ao local histórico de Stiklestad, e realizaram uma viagem no tempo até à era Viking e à cristianização da Noruega. Foram convidados a participar em jogos tradicionais e experimentar os trajes da época. 
 
 
Esta excursão permitiu a introdução ao workshop sobre storytelling, que teve lugar no dia seguinte, tendo sido pedido aos alunos que escolhessem algumas histórias da sua vida para partilhar com os restantes. Foi-lhes dado um guião para os ajudar a escolher a história, a organizá-la e a desenvolver as suas competências para contar histórias. Durante o workshop, os alunos receberam instruções mais detalhadas e foram incentivados a fazer exercícios de respiração, de colocação de voz e de postura corporal. Cada participante desenvolveu a sua história com a ajuda do grupo e os alunos filmaram-se uns aos outros a contar a sua história, que devia ter entre dois e três minutos e que foi, posteriormente, carregada para o Padlet comum. 
 
No quarto dia, realizou-se um workshop sobre a criação de ebooks com o tema ‘Herança Cultural Europeia’, através de uma ferramenta online chamada Book Creator. Os alunos foram organizados em grupos internacionais e cada grupo trabalhou um capítulo do livro sobre um dos seguintes temas: democracia; religião; arte e arquitectura; gastronomia; línguas. O objectivo foi encontrar e sumariar as principais semelhanças entre os cinco países do projecto em relação às temáticas atribuídas. Sempre que possível, os alunos tiveram de usar, para ilustrar as suas conclusões, fotografias que os mesmos tinham tirado previamente e carregado para o Padlet.
 
O último dia da mobilidade foi dedicado à visita à cidade de Tromdheim, a terceira maior cidade da Noruega, e em especial à Catedral de Nidaros. A catedral, construída a partir de 1070, é o mais importante monumento gótico na Noruega e era o local de peregrinação cristã mais importante do norte da Europa durante a Idade Média. Hoje, é a catedral medieval mais setentrional do mundo e a segunda maior na Escandinávia. 
 
 
Nesta mobilidade, os alunos tiveram uma excelente oportunidade para testar os seus limites, saindo da sua zona de conforto e contactando com uma realidade cultural diferente da sua, o que, certamente, conduziu a um desenvolvimento pessoal significativo. Em termos mais específicos, trabalharam aspectos relacionados com a interacção pessoal, a cooperação, a criatividade e a expressão oral e ainda aprenderam a trabalhar com diversas ferramentas tecnológicas online.
A próxima mobilidade será à ilha da Reunião, em finais de Novembro.

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
O Florir das Palavras
De 16 de maio a 22 de junho, a Escola Básica Integrada Canto da Maia encheu-se de vida e cor, com mais uma edição do projeto “O Florir das Palavras”. Esta iniciativa da Biblioteca Escolar Emanuel Jorge Botelho, que já vai na sua terceira edição, envolveu alunos e docentes de todos os ciclos e anos de escolaridade na celebração da poesia, nas suas mais diversas formas, e culminou numa apresentação a 22 de junho, no auditório da escola.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

CAPA AO 18 Agosto
"HDES com investimento de 2,3 milhões de euros do PRR" é a manchete de hoje do Açoriano Oriental
 
Pimenta quer medalhas, João Ribeiro e Messias "melhorar" os K2 e K4 500
Fernando Pimenta disse esperar poder cumprir nos Europeus de Munique a tradição de conquistar medalhas nos maiores eventos de canoagem, enquanto João Ribeiro e Messias Baptista desejam “melhorar” os resultados dos K2 e K4 500 nos mundiais.
 
Fu Yu e Shao Jieni afastadas nos quartos de final de pares femininos
As portuguesas Fu Yu e Shao Jieni foram eliminadas nos quartos de final de pares femininos de ténis de mesa dos Europeus de Munique, na Alemanha, ao perderem com a austríaca Sofia Polcanova e a romena Bernadette Szocz.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados