Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega


image

Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.

Os alunos participaram nas actividades (LTA – Learning and Training Activities), organizadas pela escola anfitriã, a Levanger videregående skole, em conjunto com os colegas noruegueses, italianos, franceses e polacos, parceiros que integram o projecto iCulture.

Levanger é uma cidade com cerca de 20000 habitantes, situada no condado de Trøndelag, no centro da Noruega, e banhada pelo Trondheimsfjorden, o fiorde de Trondheim.   

 
O objectivo do primeiro dia foi promover a interacção dos alunos uns com os outros e dar a conhecer a escola e a cidade. Assim, os participantes foram agrupados em equipas internacionais e foram desafiados a caminhar pela cidade e a realizar pequenas tarefas que implicaram cooperação, realizando quizzes sobre Levanger e tirando selfies de grupo expressando determinadas emoções, por exemplo. As fotografias foram carregadas para um Padlet e visualizadas por todos no auditório da escola no final do dia.

No segundo dia, os participantes foram numa excursão ao local histórico de Stiklestad, e realizaram uma viagem no tempo até à era Viking e à cristianização da Noruega. Foram convidados a participar em jogos tradicionais e experimentar os trajes da época. 
 
 
Esta excursão permitiu a introdução ao workshop sobre storytelling, que teve lugar no dia seguinte, tendo sido pedido aos alunos que escolhessem algumas histórias da sua vida para partilhar com os restantes. Foi-lhes dado um guião para os ajudar a escolher a história, a organizá-la e a desenvolver as suas competências para contar histórias. Durante o workshop, os alunos receberam instruções mais detalhadas e foram incentivados a fazer exercícios de respiração, de colocação de voz e de postura corporal. Cada participante desenvolveu a sua história com a ajuda do grupo e os alunos filmaram-se uns aos outros a contar a sua história, que devia ter entre dois e três minutos e que foi, posteriormente, carregada para o Padlet comum. 
 
No quarto dia, realizou-se um workshop sobre a criação de ebooks com o tema ‘Herança Cultural Europeia’, através de uma ferramenta online chamada Book Creator. Os alunos foram organizados em grupos internacionais e cada grupo trabalhou um capítulo do livro sobre um dos seguintes temas: democracia; religião; arte e arquitectura; gastronomia; línguas. O objectivo foi encontrar e sumariar as principais semelhanças entre os cinco países do projecto em relação às temáticas atribuídas. Sempre que possível, os alunos tiveram de usar, para ilustrar as suas conclusões, fotografias que os mesmos tinham tirado previamente e carregado para o Padlet.
 
O último dia da mobilidade foi dedicado à visita à cidade de Tromdheim, a terceira maior cidade da Noruega, e em especial à Catedral de Nidaros. A catedral, construída a partir de 1070, é o mais importante monumento gótico na Noruega e era o local de peregrinação cristã mais importante do norte da Europa durante a Idade Média. Hoje, é a catedral medieval mais setentrional do mundo e a segunda maior na Escandinávia. 
 
 
Nesta mobilidade, os alunos tiveram uma excelente oportunidade para testar os seus limites, saindo da sua zona de conforto e contactando com uma realidade cultural diferente da sua, o que, certamente, conduziu a um desenvolvimento pessoal significativo. Em termos mais específicos, trabalharam aspectos relacionados com a interacção pessoal, a cooperação, a criatividade e a expressão oral e ainda aprenderam a trabalhar com diversas ferramentas tecnológicas online.
A próxima mobilidade será à ilha da Reunião, em finais de Novembro.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Praia Ambiente negoceia com sindicatos mas greve ainda não foi desconvocada
O conselho de administração da empresa municipal Praia Ambiente, chegou a acordo com um sindicato e iniciou um processo de diálogo com outro, mas a greve prevista para o dia 1 ainda não foi desconvocada
 
Cáritas lança campanha solidária extraordinária para ajuda a famílias vulneráveis
A Cáritas Portuguesa lança uma nova campanha extraordinária de solidariedade com o objetivo de reforçar a resposta junto das famílias em situação de vulnerabilidade em todo o país, cujos pedidos de ajuda têm aumentado
 
Ministro da Habitação diz que Governo acompanha demolições “com preocupação”
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, afirmou que o Governo está a acompanhar "com preocupação” a demolição de habitações precárias e que tem implementado políticas públicas para apoiar os municípios
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.