Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESRG desde 2017


imagem 2_ESRG

"É de todos nós, em conjunto, a responsabilidade de criar seres capazes de enfrentar e ultrapassar os desafios que a vida lhes vai apresentar"

Natural da Ribeira Grande, onde é Médica Dentista desde 1997, refere que a sua principal "ocupação" é ser mãe. Abraçou o cargo "por achar de extrema necessidade a presença dos pais/EE na defesa da nossa Escola, dos interesses dos nossos filhos e, também, para mostrar aos meus filhos que, embora seja mais fácil criticar do que fazer, devemos estar disponíveis para nos chegarmos à frente e lutar em defesa dos nossos ideais".

No exercício das suas funções na APEE, aponta como maior problema "a falta de interesse e, por vezes, a inércia de alguns pais/EE face à escola e a tudo o que envolve os seus educandos". Entre as questões levadas à Assembleia de Escola, refere que a primeira vitória foi a substituição do telhado de amianto - "sendo eu uma profissional de saúde, era uma prioridade! Tivemos uma colaboração muito próxima com os órgãos de gestão da escola na nossa cruzada com a tutela". Aqui, expressou o seu agradecimento "à tutela, na pessoa do Dr. Avelino Menezes, ao Dr. Vasco Cordeiro, ao Dr. Alexandre Gaudêncio e à equipa da Escola Segura, que, pacientemente, ouviram as queixas (…), tentando resolvê-las". Atualmente, há "ainda diversos desafios, tais como a sobrelotação, os horários, o número de funcionários, a alimentação dos alunos no bar e na cantina, e o transporte escolar". Sobre a dinâmica Escola-Pais, a nossa entrevistada referiu ainda que a ESRG "tem um ambiente muito aconchegante, com uma grande relação de proximidade e acessibilidade, na qual os pais/EE sempre foram encorajados a participar. (…) São os nossos filhos. É nossa responsabilidade educá-los, cuidá-los e alimentá-los. É da responsabilidade da comunidade escolar a sua instrução, o seu acesso ao conhecimento". No futuro, deseja ver a escola ampliada, “proporcionando melhores condições de trabalho e de estudo (…) - uma ESRG mais apelativa em todos os aspetos e centrada nos alunos".

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados