Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

#Alunos da ESRG na 1ª Pessoa


Imagem 9

"Como sentimos a Pandemia?" Em Língua Portuguesa, uma Oficina de Escrita levou os alunos do Curso PROFIJ de Animador Sociocultural (turma PJS2 A) a refletir sobre a Pandemia.

Durante a Quarentena, vivemos "um misto de emoções, dado que nos deparamos com uma situação desconhecida,  em que cada ser humano se deparou com restrições nunca antes imaginadas. As rotinas, a convivência, a educação, a vida familiar…em tudo houve uma mudança. E, claro, tivemos de aprender a lidar com a frustração, a solidão, o isolamento e todo um misto de emoções, nomeadamente, por não podermos abraçar, estar e conviver com os nossos amigos." 
Por outro lado, a Quarentena levou a "estar mais tempo com os pais e os irmãos - algo que não fazíamos há muito tempo - o que fez perceber que a família é muito importante e que, às vezes, temos de desligar do mundo dos amigos e dar valor aos nossos." Houve ainda alunos que passaram "a ajudar mais em casa", nomeadamente, na realização de tarefas domésticas.
No geral, consideramos "ter sido difícil a habituação ao ensino à distância e perceber como fazer os trabalhos pelo Teams", embora "pudéssemos descansar e dormir mais!".
Relativamente ao regresso às aulas, por um lado, " foi muito bom e trouxe-nos alguma alegria, pois voltamos a ver os nossos amigos e sentimos que o quotidiano está a voltar aos poucos". Por outro lado, "tem sido uma experiência estranha, difícil de encarar, dado que não podemos ter contato físico, temos de desinfetar as mãos pouco a pouco e estamos obrigados ao uso da máscara em todo o recinto escolar." Ainda assim, é consensual que, no que toca aos trabalhos, estar na escola "é muito melhor, porque percebemos as matérias de forma mais fácil e podemos ter a ajuda dos professores."
Tanto na escola, como nos demais espaços sociais, "viver com a máscara impossibilita a demonstração das emoções próprias e dos outros, e sentimos não existir uma felicidade contagiante." Atualmente, "vivemos numa sociedade com medos e tristeza, não existindo um livro com indicações específicas que nos auxiliem a viver esta realidade completamente diferente. Mas, se queremos continuar aqui na escola, temos de seguir as regras para nos protegermos e proteger o próximo”.

[Atividade realizada em outubro/2020]

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Conselho de Ilha da Graciosa dá parecer favorável ao Orçamento dos Açores para 2024
O Conselho de Ilha da Graciosa deu parecer favorável às antepropostas de Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2024, mas manifestou “grande preocupação” por alguns projetos não constarem devidamente no documento, foi hoje anunciado.
 
59% defende que responsáveis do antigo regime deviam ter sido julgados
A maioria dos inquiridos num estudo hoje divulgado (59%) considera que os responsáveis políticos do antigo regime deveriam ter sido julgados pelos atos de repressão cometidos durante a ditadura, opinião que tem vindo a aumentar ao longo do tempo.
 
65% elegem a data como a mais importante da História de Portugal
O 25 de Abril de 1974 é o facto mais importante da História de Portugal para 65% dos inquiridos numa sondagem hoje divulgada, que revela um aumento desta opinião face a inquéritos anteriores.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados