Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

#Alunos da ESRG na 1ª Pessoa


Imagem 9

"Como sentimos a Pandemia?" Em Língua Portuguesa, uma Oficina de Escrita levou os alunos do Curso PROFIJ de Animador Sociocultural (turma PJS2 A) a refletir sobre a Pandemia.

Durante a Quarentena, vivemos "um misto de emoções, dado que nos deparamos com uma situação desconhecida,  em que cada ser humano se deparou com restrições nunca antes imaginadas. As rotinas, a convivência, a educação, a vida familiar…em tudo houve uma mudança. E, claro, tivemos de aprender a lidar com a frustração, a solidão, o isolamento e todo um misto de emoções, nomeadamente, por não podermos abraçar, estar e conviver com os nossos amigos." 
Por outro lado, a Quarentena levou a "estar mais tempo com os pais e os irmãos - algo que não fazíamos há muito tempo - o que fez perceber que a família é muito importante e que, às vezes, temos de desligar do mundo dos amigos e dar valor aos nossos." Houve ainda alunos que passaram "a ajudar mais em casa", nomeadamente, na realização de tarefas domésticas.
No geral, consideramos "ter sido difícil a habituação ao ensino à distância e perceber como fazer os trabalhos pelo Teams", embora "pudéssemos descansar e dormir mais!".
Relativamente ao regresso às aulas, por um lado, " foi muito bom e trouxe-nos alguma alegria, pois voltamos a ver os nossos amigos e sentimos que o quotidiano está a voltar aos poucos". Por outro lado, "tem sido uma experiência estranha, difícil de encarar, dado que não podemos ter contato físico, temos de desinfetar as mãos pouco a pouco e estamos obrigados ao uso da máscara em todo o recinto escolar." Ainda assim, é consensual que, no que toca aos trabalhos, estar na escola "é muito melhor, porque percebemos as matérias de forma mais fácil e podemos ter a ajuda dos professores."
Tanto na escola, como nos demais espaços sociais, "viver com a máscara impossibilita a demonstração das emoções próprias e dos outros, e sentimos não existir uma felicidade contagiante." Atualmente, "vivemos numa sociedade com medos e tristeza, não existindo um livro com indicações específicas que nos auxiliem a viver esta realidade completamente diferente. Mas, se queremos continuar aqui na escola, temos de seguir as regras para nos protegermos e proteger o próximo”.

[Atividade realizada em outubro/2020]

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados