Escola

Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Alunos da ESRG na 1ª Pessoa

#Alunos da ESRG na 1ª Pessoa

"Como sentimos a Pandemia?" Em Língua Portuguesa, uma Oficina de Escrita levou os alunos do Curso PROFIJ de Animador Sociocultural (turma PJS2 A) a refletir sobre a Pandemia.


Durante a Quarentena, vivemos "um misto de emoções, dado que nos deparamos com uma situação desconhecida,  em que cada ser humano se deparou com restrições nunca antes imaginadas. As rotinas, a convivência, a educação, a vida familiar…em tudo houve uma mudança. E, claro, tivemos de aprender a lidar com a frustração, a solidão, o isolamento e todo um misto de emoções, nomeadamente, por não podermos abraçar, estar e conviver com os nossos amigos." 
Por outro lado, a Quarentena levou a "estar mais tempo com os pais e os irmãos - algo que não fazíamos há muito tempo - o que fez perceber que a família é muito importante e que, às vezes, temos de desligar do mundo dos amigos e dar valor aos nossos." Houve ainda alunos que passaram "a ajudar mais em casa", nomeadamente, na realização de tarefas domésticas.
No geral, consideramos "ter sido difícil a habituação ao ensino à distância e perceber como fazer os trabalhos pelo Teams", embora "pudéssemos descansar e dormir mais!".
Relativamente ao regresso às aulas, por um lado, " foi muito bom e trouxe-nos alguma alegria, pois voltamos a ver os nossos amigos e sentimos que o quotidiano está a voltar aos poucos". Por outro lado, "tem sido uma experiência estranha, difícil de encarar, dado que não podemos ter contato físico, temos de desinfetar as mãos pouco a pouco e estamos obrigados ao uso da máscara em todo o recinto escolar." Ainda assim, é consensual que, no que toca aos trabalhos, estar na escola "é muito melhor, porque percebemos as matérias de forma mais fácil e podemos ter a ajuda dos professores."
Tanto na escola, como nos demais espaços sociais, "viver com a máscara impossibilita a demonstração das emoções próprias e dos outros, e sentimos não existir uma felicidade contagiante." Atualmente, "vivemos numa sociedade com medos e tristeza, não existindo um livro com indicações específicas que nos auxiliem a viver esta realidade completamente diferente. Mas, se queremos continuar aqui na escola, temos de seguir as regras para nos protegermos e proteger o próximo”.

[Atividade realizada em outubro/2020]

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

São Miguel com “significativa quebra” da chuva no inverno
São Miguel com “significativa quebra” da chuva no inverno
Com dados de 21 estações meteorológicas da ilha de São Miguel, abrangendo mais de quatro décadas, estudo desenvolvido por investigadores da Universidade dos Açores e da Universidade de Lisboa contraria as projeções de modelos climáticos globais, que apontavam para um aumento da chuva no inverno. Tendência verificada aponta para um maior período de seca e apela a uma gestão da água mais rigorosa e adaptada às alterações climáticas
Easyjet não voa para Ponta Delgada “por ser obrigada a voar para outras ilhas”
Easyjet não voa para Ponta Delgada “por ser obrigada a voar para outras ilhas”
A Easyjet tem interesse em voar para Ponta Delgada, mas não o faz porque o Governo Regional pretende que também viaje para outras ilhas. A informação foi partilhada pela ANA Aeroportos à Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD), confirmou ao Açoriano Oriental Gualter Couto, presidente da entidade que representa os empresários da ilha de São Miguel.