2020/2021: o arranque de um ano letivo muito desafiante
Em conversa com o Encarregado de Pessoal de Apoio Educativo, Sr. David Bernardo, o "Ponto&Vírgula Jornal" foi conhecer a sua perspetiva sobre a dinâmica da ESRG neste início de ano letivo, em plena pandemia.
David Bernardo é funcionário nesta escola há 32 anos. Nas palavras do mesmo, nunca viveu “algo que se assemelhasse ao que estamos a viver com esta pandemia.” Viu encerrar a escola, uma única vez, mas por ocorrência sísmica e condições meteorológicas adversas.
Neste regresso, aponta como principal dificuldade o uso constante da máscara.
Como Encarregado do pessoal de apoio educativo, refere que este “tem sido cumpridor, disponível e atento às regras e medidas impostas pelo plano de contingência”. Acrescentou que “todos os funcionários receberam formação online para preparação do ano letivo, sobre higienização dos espaços e medidas de segurança obrigatórias”, ações estas promovidas pela Direção Regional da Educação e pelo Exército Português.
Quando questionado relativamente ao comportamento e à postura dos alunos, o mesmo mencionou que “têm acatado todas as normas no bar, refeitório e sala de convívio”.
No fim desta entrevista, David Bernardo manifestou o desejo de que se regresse à normalidade o mais depressa possível e que haja liberdade no uso das máscaras “para o bem de nós todos”.
[Entrevista realizada em outubro de 2020]