Escola

Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

ENTREVISTA

2020/2021: o arranque de um ano letivo muito desafiante

Em conversa com o Encarregado de Pessoal de Apoio Educativo, Sr. David Bernardo, o "Ponto&Vírgula Jornal" foi conhecer a sua perspetiva sobre a dinâmica da ESRG neste início de ano letivo, em plena pandemia.


David Bernardo é funcionário nesta escola há 32 anos. Nas palavras do mesmo, nunca viveu “algo que se assemelhasse ao que estamos a viver com esta pandemia.” Viu encerrar a escola, uma única vez, mas por ocorrência sísmica e condições meteorológicas adversas.

Neste regresso, aponta como principal dificuldade o uso constante da máscara.

Como Encarregado do pessoal de apoio educativo, refere que este “tem sido cumpridor, disponível e atento às regras e medidas impostas pelo plano de contingência”. Acrescentou que “todos os funcionários receberam formação online para preparação do ano letivo, sobre higienização dos espaços e medidas de segurança obrigatórias”, ações estas promovidas pela Direção Regional da Educação e pelo Exército Português.

Quando questionado relativamente ao comportamento e à postura dos alunos, o mesmo mencionou que “têm acatado todas as normas no bar, refeitório e sala de convívio”.

No fim desta entrevista, David Bernardo manifestou o desejo de que se regresse à normalidade o mais depressa possível e que haja liberdade no uso das máscaras “para o bem de nós todos”.

[Entrevista realizada em outubro de 2020]

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

UGT rejeita proposta de reforma da legislação laboral
UGT rejeita proposta de reforma da legislação laboral
O secretariado nacional da UGT rejeitou por unanimidade a última versão da proposta de revisão da legislação laboral apresentada pelo Governo, mas “continua sempre disponível” para negociar se o executivo tiver alguma nova proposta
Padrasto detido por abusar sexualmente da enteada em São Miguel
Padrasto detido por abusar sexualmente da enteada em São Miguel
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, deteve um homem de 40 anos, fortemente indiciado pela prática reiterada de crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência, agravados, cometidos contra a enteada, com 15 anos