Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

“Sexo sem Tabus"


 

Peça de Teatro “Sexo sem Tabus"

No âmbito das atividades da Equipa de Promoção de Saúde em Meio Escolar (EPSME) e do Programa Regional de Saúde Escolar, no passado dia 3 de março, decorreram no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, duas sessões da Peça de Teatro “Sexo Sem Tabus”.  

A peça de autoria de Liliana Janeiro, com a encenação de Maria de Fátima Sousa, luzes de André Raposo e com a excelente interpretação de Frederico O’Neill e Liliana Janeiro, tem como objetivos: a promoção de uma sexualidade saudável, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, bem como de gravidezes indesejadas na adolescência. A atividade é um dos mais recentes projetos da Associação 9'circos.

A história desenrola-se à volta de dois adolescentes que se apaixonam e proporciona uma viagem pelo primeiro beijo, pela primeira paixão, pela perda da virgindade e confronto com a realidade. Abordando questões controversas sobre a sexualidade, assiste-se a uma desmistificação das mesmas e a uma quebra de tabus. O texto de Liliana Janeiro é uma explanação de conteúdos da área da sexualidade. Utilizando uma metodologia alternativa como o teatro, procura, simultaneamente, fornecer informação e modelar um processo de aprendizagem e de expressão saudável da sexualidade.  A autora procura tornar, de certa forma, confortável e normal a discussão dos assuntos, quebrando assim com determinados tabus.

“Sexo Sem Tabus” é, afinal, uma ilustração do mundo real, que oscila entre o cómico e o drama, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espetadores, uma comunhão conjunta de quarenta e cinco minutos de imensas afinidades e profunda reciprocidade.

As parcerias fundamentais para a realização da atividade foram: Direção Regional da Cultura, Unidade de Saúde Ilha de São Miguel, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Restaurante Café Jardim, Stand Correia - Lojas Papagaio, Treze Restaurante e Escola Ebij de Ribeirinha.

Estiveram presentes nas sessões as turmas do 10º ano, do ensino regular, do ensino profissional e do profij, de realçar a presença de duas turmas da Escola Profissional da Ribeira Grande, perfazendo um total de cerca de 330 alunos abrangidos. A primeira sessão contou com a presença da Dra. Suzete Frias, Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da Ilha de S. Miguel, bem como do Sr. Nelson Correia da empresa Stand Correia.

A EPSME quer destacar o excelente feedback manifestado por todos que assistiram à peça. Agradece a todas as pessoas que permitiram que a peça decorresse na Escola Secundária da Ribeira Grande, a todos os professores e alunos que participaram na atividade, bem como ao Sr. José França pelas fotografias. De realçar, também, o excelente trabalho desenvolvido por todos os membros elementos ligados à peça, em especial aos atores Liliana Janeiro e Frederico O’Neill.

 

AO Escolas

EFTH prepara arranque do 3º Período
Ainda que pelos motivos que se conhecem, o futuro começou a ser reinventado e nada vai fazer parar o plano formativo e pedagógico da EFTH.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
Iª Feira do Livro da Biblioteca da ESLagoa
Para Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. Já, para Saramago, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar” e outros há que associam “leitura” a viagem, fonte de prazer, enriquecimento de alma, de conhecimento, de comunicação com o passado ou, simplesmente, uma forma de aumentar o vocabulário e de aprimorar a ortografia. Motivar os alunos para a leitura, visto os inúmeros benefícios que esta acarreta, numa sociedade em que a prioridade são as tecnologias e as redes sociais, tem sido o principal foco da biblioteca da Escola Secundária de Lagoa. Neste sentido, para além de outras atividades que desenvolve ao longo do ano, a biblioteca promoveu, entre os dias 10 e 13 de março, uma Feira do Livro.
 
Escola Secundária da Lagoa
Sentir, pensar, crescer e inspirar em casa!
Urge gerir o tempo. A comunidade educativa está resguardada em casa para combater a propagação do Covid-19. Mas não há razão para baixar as mãos, o ecrã do computador poderá ser um meio para nos mantermos ligados, colaborarmos e aprendermos.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

São expectáveis novas cadeias de transmissão nos Açores
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, considerou esta sexta-feira que é expectável que surjam novas cadeias de transmissão local do novo coronavírus no arquipélago, onde existem 66 casos confirmados da covid-19.
 
População das Sete Cidades diz que “Deus vai ajudar” a acabar com o "xaile negro"
Ilda Sousa está “muito preocupada” com o que a covid-19 pode gerar nas Sete Cidades, onde habita, mas convicta de que “Deus vai ajudar”, afirmando que foi como um “xaile negro” que caiu sobre a freguesia açoriana.
 
Entre Vila Franca do Campo e Lagoa poucos procuraram passar a cerca sanitária
Na primeira manhã após a imposição de cercas sanitárias em São Miguel para conter o surto de covid-19, os poucos condutores que procuraram passar entre Vila Franca do Campo e a Lagoa não tiveram grandes dificuldades.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.