Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

“Sexo sem Tabus"


Peça de Teatro “Sexo sem Tabus"

No âmbito das atividades da Equipa de Promoção de Saúde em Meio Escolar (EPSME) e do Programa Regional de Saúde Escolar, no passado dia 3 de março, decorreram no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, duas sessões da Peça de Teatro “Sexo Sem Tabus”.  

A peça de autoria de Liliana Janeiro, com a encenação de Maria de Fátima Sousa, luzes de André Raposo e com a excelente interpretação de Frederico O’Neill e Liliana Janeiro, tem como objetivos: a promoção de uma sexualidade saudável, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, bem como de gravidezes indesejadas na adolescência. A atividade é um dos mais recentes projetos da Associação 9'circos.

A história desenrola-se à volta de dois adolescentes que se apaixonam e proporciona uma viagem pelo primeiro beijo, pela primeira paixão, pela perda da virgindade e confronto com a realidade. Abordando questões controversas sobre a sexualidade, assiste-se a uma desmistificação das mesmas e a uma quebra de tabus. O texto de Liliana Janeiro é uma explanação de conteúdos da área da sexualidade. Utilizando uma metodologia alternativa como o teatro, procura, simultaneamente, fornecer informação e modelar um processo de aprendizagem e de expressão saudável da sexualidade.  A autora procura tornar, de certa forma, confortável e normal a discussão dos assuntos, quebrando assim com determinados tabus.

“Sexo Sem Tabus” é, afinal, uma ilustração do mundo real, que oscila entre o cómico e o drama, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espetadores, uma comunhão conjunta de quarenta e cinco minutos de imensas afinidades e profunda reciprocidade.

As parcerias fundamentais para a realização da atividade foram: Direção Regional da Cultura, Unidade de Saúde Ilha de São Miguel, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Restaurante Café Jardim, Stand Correia - Lojas Papagaio, Treze Restaurante e Escola Ebij de Ribeirinha.

Estiveram presentes nas sessões as turmas do 10º ano, do ensino regular, do ensino profissional e do profij, de realçar a presença de duas turmas da Escola Profissional da Ribeira Grande, perfazendo um total de cerca de 330 alunos abrangidos. A primeira sessão contou com a presença da Dra. Suzete Frias, Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da Ilha de S. Miguel, bem como do Sr. Nelson Correia da empresa Stand Correia.

A EPSME quer destacar o excelente feedback manifestado por todos que assistiram à peça. Agradece a todas as pessoas que permitiram que a peça decorresse na Escola Secundária da Ribeira Grande, a todos os professores e alunos que participaram na atividade, bem como ao Sr. José França pelas fotografias. De realçar, também, o excelente trabalho desenvolvido por todos os membros elementos ligados à peça, em especial aos atores Liliana Janeiro e Frederico O’Neill.

AO Escolas

Utilização de “drone” em atividades escolares
Desde outubro que o Clube de Geocaching tem um drone, podendo assim desenvolver várias outras atividades e trabalhos, que também são uma mais valia para as suas atividades habituais de Geocaching.
 
Escola Secundária da Lagoa
Nova vida para material informático
Somos alunos da turma H do décimo ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e gostaríamos de vos apresentar o nosso projeto “UPgrade”.
 
Escola Secundária da Lagoa
Presépios na EScola III
No Hall de entrada da ESLagoa encontramos mais um presépio. Na sequência do trabalho realizado no ano letivo passado, este é um projeto que cresceu numa uma dinâmica de ciclo e interdisciplinaridade na produção das figuras, todas realizadas com materias reaproveitados. A Turma de Ensino Vocacional, no âmbito da disciplina de Artes e Ofícios, tomou em mãos um projeto com alguma dimensão que enche de luz e de encanto quem passa neste espaço. Mesmo com alguma inconstância letiva, resultante da pandemia, este projeto chegou ao fim com a preciosa colaboração de docentes e assistentes operacionais.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Bruxelas dá luz verde a proposta da SATA para devolver 73 ME
Solução para o problema da SATA passa pelo pagamento da dívida da Região à empresa, no valor de 52 ME, e pela compensação de perdas devido à Covid-19. Pode haver endividamento bancário de 2 ME.
 
Segurança Social já apoiou mais de dois milhões de pessoas
O primeiro-ministro, António Costa, revelou que a Segurança Social já apoiou, nas diversas modalidades, mais de dois milhões de pessoas afetadas pela pandemia de Covid-19.
 
Ventura enfrenta maior protesto “antifa” da campanha em Coimbra
O candidato presidencial do Chega está a ser alvo do maior protesto de ativistas antifascistas (“antifas”) da campanha eleitoral em frente à Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, com mais de 100 manifestantes vigiados por reforçado contingente policial.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.