Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Sexo sem Tabus"



Peça de Teatro “Sexo sem Tabus"

No âmbito das atividades da Equipa de Promoção de Saúde em Meio Escolar (EPSME) e do Programa Regional de Saúde Escolar, no passado dia 3 de março, decorreram no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, duas sessões da Peça de Teatro “Sexo Sem Tabus”.  

A peça de autoria de Liliana Janeiro, com a encenação de Maria de Fátima Sousa, luzes de André Raposo e com a excelente interpretação de Frederico O’Neill e Liliana Janeiro, tem como objetivos: a promoção de uma sexualidade saudável, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, bem como de gravidezes indesejadas na adolescência. A atividade é um dos mais recentes projetos da Associação 9'circos.

A história desenrola-se à volta de dois adolescentes que se apaixonam e proporciona uma viagem pelo primeiro beijo, pela primeira paixão, pela perda da virgindade e confronto com a realidade. Abordando questões controversas sobre a sexualidade, assiste-se a uma desmistificação das mesmas e a uma quebra de tabus. O texto de Liliana Janeiro é uma explanação de conteúdos da área da sexualidade. Utilizando uma metodologia alternativa como o teatro, procura, simultaneamente, fornecer informação e modelar um processo de aprendizagem e de expressão saudável da sexualidade.  A autora procura tornar, de certa forma, confortável e normal a discussão dos assuntos, quebrando assim com determinados tabus.

“Sexo Sem Tabus” é, afinal, uma ilustração do mundo real, que oscila entre o cómico e o drama, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espetadores, uma comunhão conjunta de quarenta e cinco minutos de imensas afinidades e profunda reciprocidade.

As parcerias fundamentais para a realização da atividade foram: Direção Regional da Cultura, Unidade de Saúde Ilha de São Miguel, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Restaurante Café Jardim, Stand Correia - Lojas Papagaio, Treze Restaurante e Escola Ebij de Ribeirinha.

Estiveram presentes nas sessões as turmas do 10º ano, do ensino regular, do ensino profissional e do profij, de realçar a presença de duas turmas da Escola Profissional da Ribeira Grande, perfazendo um total de cerca de 330 alunos abrangidos. A primeira sessão contou com a presença da Dra. Suzete Frias, Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da Ilha de S. Miguel, bem como do Sr. Nelson Correia da empresa Stand Correia.

A EPSME quer destacar o excelente feedback manifestado por todos que assistiram à peça. Agradece a todas as pessoas que permitiram que a peça decorresse na Escola Secundária da Ribeira Grande, a todos os professores e alunos que participaram na atividade, bem como ao Sr. José França pelas fotografias. De realçar, também, o excelente trabalho desenvolvido por todos os membros elementos ligados à peça, em especial aos atores Liliana Janeiro e Frederico O’Neill.

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados