Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Ribeira Grande

“Sexo sem Tabus"


Peça de Teatro “Sexo sem Tabus"

No âmbito das atividades da Equipa de Promoção de Saúde em Meio Escolar (EPSME) e do Programa Regional de Saúde Escolar, no passado dia 3 de março, decorreram no auditório da Escola Secundária da Ribeira Grande, duas sessões da Peça de Teatro “Sexo Sem Tabus”.  

A peça de autoria de Liliana Janeiro, com a encenação de Maria de Fátima Sousa, luzes de André Raposo e com a excelente interpretação de Frederico O’Neill e Liliana Janeiro, tem como objetivos: a promoção de uma sexualidade saudável, a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, bem como de gravidezes indesejadas na adolescência. A atividade é um dos mais recentes projetos da Associação 9'circos.

A história desenrola-se à volta de dois adolescentes que se apaixonam e proporciona uma viagem pelo primeiro beijo, pela primeira paixão, pela perda da virgindade e confronto com a realidade. Abordando questões controversas sobre a sexualidade, assiste-se a uma desmistificação das mesmas e a uma quebra de tabus. O texto de Liliana Janeiro é uma explanação de conteúdos da área da sexualidade. Utilizando uma metodologia alternativa como o teatro, procura, simultaneamente, fornecer informação e modelar um processo de aprendizagem e de expressão saudável da sexualidade.  A autora procura tornar, de certa forma, confortável e normal a discussão dos assuntos, quebrando assim com determinados tabus.

“Sexo Sem Tabus” é, afinal, uma ilustração do mundo real, que oscila entre o cómico e o drama, permitindo a todos aqueles que nele participam, criadores e espetadores, uma comunhão conjunta de quarenta e cinco minutos de imensas afinidades e profunda reciprocidade.

As parcerias fundamentais para a realização da atividade foram: Direção Regional da Cultura, Unidade de Saúde Ilha de São Miguel, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Restaurante Café Jardim, Stand Correia - Lojas Papagaio, Treze Restaurante e Escola Ebij de Ribeirinha.

Estiveram presentes nas sessões as turmas do 10º ano, do ensino regular, do ensino profissional e do profij, de realçar a presença de duas turmas da Escola Profissional da Ribeira Grande, perfazendo um total de cerca de 330 alunos abrangidos. A primeira sessão contou com a presença da Dra. Suzete Frias, Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências, das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da Ilha de S. Miguel, bem como do Sr. Nelson Correia da empresa Stand Correia.

A EPSME quer destacar o excelente feedback manifestado por todos que assistiram à peça. Agradece a todas as pessoas que permitiram que a peça decorresse na Escola Secundária da Ribeira Grande, a todos os professores e alunos que participaram na atividade, bem como ao Sr. José França pelas fotografias. De realçar, também, o excelente trabalho desenvolvido por todos os membros elementos ligados à peça, em especial aos atores Liliana Janeiro e Frederico O’Neill.

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"São Miguel com um novo caso de transmissão local de Covid-19" é a manchete do Açoriano Oriental
A ilha de São Miguel voltou a registar casos positivos de Covid-19 por transmissão local depois da fase da inicial da pandemia. O assunto está em destaque no Açoriano Oriental de terça-feira, 11 de agosto de 2020.
 
Espanha com 8.618 casos desde sexta-feira e 1.486 nas últimas 24 horas
O Ministério da Saúde espanhol registou 8.618 casos positivos do novo coronavírus desde sexta-feira, dos quais 1.486 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.
 
Reino Unido regista mais 21 mortes, mas remove 69 do total
O Reino Unido registou mais 21 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, mas removeu 69 do histórico, pelo que o total passou a 46.526 óbitos desde o início da pandemia.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.