Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Alunos de diversas turmas dão os parabéns à sua escola



Este ano, e para tristeza geral, a escola esteve fechada em resultado da pandemia do Covid 1. Assim, o Neurónio desafiou os alunos a festejar de forma diferente este aniversário “à distância”. Na primeira pessoa, com mais ou com menos palavras, foram inúmeras as participações, o que demonstra que a vontade de felicitar a sua escola prevaleceu, mesmo sem o “bolo gigante” com alguém dizia. A escola acontece todos os dias, mesmo com as portas fechadas!

A minha homenagem a uma grande escola

A minha caminhada na Escola Secundária de Lagoa iniciou-se no ano letivo de 2015/2016. Nesta altura, tinha menos uns centímetros, e verdade seja dita, tinha muito menos maturidade. Tinha eu 12 anos e a escola parecia-me demasiado grande para o que eu podia alcançar. Mal sabia eu que a escola seria um espaço que, para além de servir para me propor-cionar muitas aprendizagens em diversas áreas, era também um espaço onde eu ia conhecer amigos para a vida toda. Por todas essas coisas, a escola merece ser valorizada e está de parabéns pelo seu 19º aniversário, por ser um espaço polivalen-te, capaz de construir sonhos. Parabéns, Escola Secundária de Lagoa!

LUCAS SANTOS 11C

Aprendizagens para a vida

Dia 20 de novembro, comemora-se o aniversário da Escola Secundária de Lagoa mas desta vez de uma forma diferente. Apesar das circunstâncias em que nos encontramos hoje, continuamos a celebrar esta data com o mesmo entusiasmo e alegria. A ESLagoa é um lugar de formação. Não só de formação de alunos, mas formação de verdadeiros cidadãos. A escola pode parecer um lugar muito aborrecido no início, mas ao aceitar-mos o ambiente e aprendermos a comportarmo-nos nele, podemos perceber que é um lugar diver-tido e que nos transmite diversas aprendizagens. A nossa escola é feita por quem a frequenta e zela por ela, pois somos nós que construímos a escola e ela constrói a nossa educação. Os professores da ESLagoa deixam em cada um dos alunos uma marca, um pedaço do seu "eu", da sua sabedoria e conhecimento. Os seus ensinamentos vão muito além do programa, pois eles transmitem-nos aprendizagens para a vida e ensinam-nos valores. Para mim, a escola é muito mais que um lugar, é parte de quem eu sou. A ESLagoa não é apenas uma escola, é um lar; é um túnel que dá passagem para o caminho do sucesso. A cada dia que estou na escola, é um passo que estou mais perto do meu fu-turo, daquilo que realmente quero. Claro que o importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar; é também criar amizades. E é isso que a escola tem de bom: dá-nos amizades que são para o resto das nossas vidas. A escola é um lugar que abre horizontes para outras realidades que pode-rão estar ao nosso alcance. A nossa escola não forma só pessoas, mas também acredita no potencial de cada aluno, não fosse o seu lema "Sentir, pensar, crescer". Um obrigada à minha escola por cada ano de escolaridade e por me fazer acreditar que o mundo pode mudar através da educação. Obrigada por me ajudares a dar o melhor de mim, mesmo quando eu pró-pria estava convencida de que não tinha nada para dar. Obrigada por me conven-ceres a sair da minha zona de conforto e por me fazeres entender que não é assim tão desconfortável como eu pensava. Obrigada, acima de tudo, por me proporcio-nares os melhores momentos da minha adolescência.

ARIANA DIAS, 11C

Há 19 anos que a nossa escola abre as portas do conhecimento para mui-tos alunos. Ensina-nos a viver em co-munidade e a sermos pessoas mais c ultas.

JÚLIA PONTE, 7 B

A nossa escola pode ser considerada pequena, comparada a outras, mas torna-se na maior de todas quando se fala de alunos e professores.

JOÃO CARREIRA, 7B

A Escola é: Essencial Saber Conhecimento Orientação profissional Liberdade de escolhas Assim se concretiza um sonho

MIGUEL ROCHA, 7B

A escola é um segundo lar, um sítio onde podemos aprender e brincar, onde criamos memórias boas e más. Para mim, a escola é muito mais que um lugar, é parte da minha identidade! Parabéns à Escola Secundária de Lagoa!

JÚLIA MARTINS, 7B

Hoje comemora-se uma data muito es-pecial e que deve ser repetida por mui-tos e muitos anos. Infelizmente, este ano letivo foi interrompido por uma pandemia que nós conhecemos como "Covid-19", mas isso não nos impede de celebrar esta data. Pode não ser a celebração mais adequada para um dia tão grande e glorioso como este, mas quero dar os meus parabéns à ES Lagoa por ter conquistado 19 anos de exis-tência e, novamente, que esta data se re-pita por muitos e muitos anos.

TOMÁS MORAIS, 7B

ESL, há anos que sonhava contigo! Finalmente, conquistei-te! Juntos construiremos um futuro melhor! RAFAEL ARRUDA, 7B

A escola abre-nos caminhos para a sabe-doria e para o futuro, pois nela não apren-demos apenas conteúdos escolares, aprendemos, igualmente, a crescer como pessoas! A escola também nos ensina o conceito de amizade, pois é nela que começamos a fa-zer amigos! É um sítio onde nos sentimos bem, rodeados de pessoas que gostam tanto de nós quanto nós gostamos delas. Na minha opinião, a ESL é a minha segunda casa!

ALEXANDRA CIPRIANO, 7.B

Parabéns Escola Secundária de Lagoa! Educa-nos para o futuro, Surpresas todos os dias. Consegue abrir as nossas mentes, Onde passamos a maior parte das nossas vidas. Liberta a nossa imaginação A nossa melhor amiga!

ANA RITA AMARAL, 7B

Muitos Parabéns à nossa escola! Este é o meu primeiro ano aqui e estou a gostar da escola. Quero dar os Parabéns ao Conselho Executivo, pois têm sido excelentes ao longo destes meses. Muito obrigada a todos os Professores, pois são eles que nos ensinam não só a matéria, mas também nos preparam para o futuro. Também de-sejo Parabéns aos Auxiliares, estão sempre bem-dispostos e sempre prontos para nos ajudar. MARIA JOÃO SUBICA COSTA, 7 F

19 Anos São 19 anos, mais um do que o anterior, 19 anos de carinho e amor, 19 anos de trabalho e dedicação, 19 anos de grandes lições de vida, vindas do coração. Parabéns ESLagoa, por 19 anos de mu-danças de vida dos estudantes que já aí passaram, com muita paciência e compreensão.

MARIA INÊS RAINHA CAETANO, 7F

É verdade que não estou há muito tempo na Escola Secundária de Lagoa, mas, des-de que estou lá, está a ser maravilhoso, por isso estou aqui a festejar o 19º aniversário da nossa escola. Espero que possamos passar muito tempo lá. Parabéns, Escola Secundária de Lagoa!

GABRIEL PINHEIRO, 7F

“A escola é uma porta que se abre para o futuro.ANA MARIA, BÁRBARA TAVARES E BERNARDO MANES

“A escola é uma grande casa onde se aprende a viver.” MATILDE REBELO , MARTIM COSTA E ANASTÁCIA OLIVEIRA “A escola desafia-me todos os dias a aprender algo novo.” ANA JÚLIA FURTADO, JULIANA SILVA E SOLANGE MEDEIROS

“A escola não ensina apenas Português e Matemática mas também a confiar-mos uns nos outros.” MATILDE MEDEIROS, INÊS MEDEIROS E MARIANA MIGUEL

“A escola é como um segundo lar, como uma segunda família”BEATRIZ SABINO, MARIANA SANTOS E MATILDE SILVA “Na escola passa-mos momentos difí-ceis, mas com ajuda conseguimos ultra-passá-los.” DANIEL CALADO, DANIEL SILVA E BEATRIZ COSTA

“A escola é como um jogo: cada nível fica mais difícil mas a vitória será mais satisfatória.” AFONSO GÓIS E PEDRO FREITAS

“Na escola passamos por diversos professores e alunos e é por isso que ela nos marca.” BEATRIZ MARÉ E BERNARDO MARÉ

E é com gosto que este ano comemoramos o décimo nono aniversário da nossa Escola Secundária de Lagoa. Este ano não celebramos conforme o habitual devido às circunstâncias em que vivemos. Apesar de este ano não termos um bolo gigante para nos deliciar, podemos degustar da sabe-doria que nós recebemos durante es-tes dezanove anos. Muitos se formaram em 19 anos. Nesta escola saímos da infância, passamos pela puberdade e preparamo-nos para a fase adulta. A cada ano evoluímos e a escola tam-bém. De Diretor a Diretor, novos alunos e novas mentes brilhantes que são preparadas para o futuro. Diamantes em bruto que são polidos na escola em busca de um futuro brilhante. Por outro lado, na escola passamos momentos difíceis em busca de uma identidade. A escola dá-nos opções, possibilida-des. Quando necessário, ela é vigo-rosa e empurra-nos para o sucesso.

JULIANA SILVA

CRESCER respeitando as diferenças

Parabéns, à Escola Secundária de Lagoa, à nossa escola! É, por nós, considerada uma segunda casa, e nela aprendemos a crescer uns com os outros, respeitando as diferenças de cada um, a realizar aprendizagens diversificadas, de uma forma tranqui-la, e a decidir o nosso futuro! Somos muito gratos por nos serem dadas estas possibilidades e queremos agradecer a todos os do-centes que nos acompanharam durante estes anos. Feliz XIX aniversário!

TURMA E, 9 ANO

A Escola Secundária de Lagoa é o estabelecimento de ensino que frequento desde o sétimo ano, pelo que não posso deixar de a parabenizar pelos seus dezanove anos de muita história, embora, e tendo em conta as circuns-tâncias que estamos a passar nesta quarentena, não possamos festejar este dia todos juntos, como era costume. Durante estes quatro anos de aprendizagem, evoluí muito como pessoa e como estudante. Por isso, agradeço a todos os que me proporcionaram o acesso ao conhecimento, e desejo que continuem a ser muitas as opor-tunidades de nos fazer crescer. Parabéns, Escola Secundária de Lagoa!

BÁRBARA FRANÇA, 11C

Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se mais um aniversá-rio da Escola Secundária de Lagoa e é com muito orgulho que posso dizer que deixei lá a minha marca como estudante. Em primeiro lugar, queria parabenizar a escola pelos anos que tem e por continuar a ser a excelente escola que é. Todos os que contribuem para o seu sucesso também merecem os parabéns, por tão bem cuidarem dela e dos seus alunos. Em segundo lugar, lamento imenso o momento que estamos a atravessar. A celebração do seu aniversário é feita de uma forma mais triste, de portas fechadas e longe da sua comunidade. Espero que a escola continue por mais anos como está, ou até mes-mo que melhore, e que possa usufruir do empenho dos seus fantásticos docentes e funcionários. Beijinhos a todos e Feliz Aniversário à ESLG.

DIANA OLIVEIRA 11°C

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

PS quer saber detalhes financeiros do acordo entre Governo dos Açores e Ryanair
O PS/Açores mostrou-se preocupado com a ausência de voos entre Ponta Delgada e Nuremberga, na Alemanha, e exigiu saber os "detalhes financeiros do acordo" entre o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) e a companhia aérea Ryanair.
 
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
As 16 escolas profissionais dos Açores vão ter 48 cursos no próximo ano letivo, mais quatro do que atualmente, com uma oferta adequada aos interesses dos jovens e às necessidades do tecido empresarial, anunciou o executivo açoriano.
 
Conselho de Ilha de Santa Maria dá parecer desfavorável ao Plano dos Açores para 2024
O Conselho de Ilha de Santa Maria aprovou, por maioria, um parecer desfavorável à anteproposta do Plano de Investimentos dos Açores para 2024, por considerar que algumas execuções necessárias continuam a não estar devidamente contempladas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados