Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

LER PARA CRESCER


Já Francis Bacon escrevia que “A leitura traz ao homem plenitude, ao discurso tolerância e à escrita exatidão”.

Foi valorizando todos os aspetos positivos que a leitura oferece na formação e instrução pessoal, social e cívica de qualquer cidadão que o Governo Regional resolveu implementar o “Programa Ler Açores”, possibilitando “o aumento sustentado dos níveis de literacia e de leitura, a diversidade das tipologias e dos suportes da leitura e o enraizamento dos hábitos de leitura em todos os estratos da população residente nas diversas ilhas do arquipélago!”1. Este programa permite juntar “o Plano Regional de Leitura, a Rede de Leitura Pública e a Rede Regional de Bibliotecas Escolares num programa unificado, tornando a promoção do livro e da leitura um objetivo transversal às políticas culturais e sociais na Região Autónoma dos Açores”.1

Neste sentido, a biblioteca da Escola Secundária de Lagoa contou com o apoio do departamento da educação e cultura da Câmara Municipal da Lagoa, em que a Sr.ª Vereadora Albertina Oliveira e o Sr. Igor França, da Biblioteca Tomaz Borba Vieira, aproveitaram a inauguração da exposição “A Maior Flor do Mundo”, que esteve patente no Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa até ao dia 12 de outubro, para oferecer à biblioteca da mesma, indispensáveis e novos livros, a fim de diversificar e atualizar o espólio, que atualmente a biblioteca da escola disponibiliza aos alunos. Esteve também presente a coordenadora da Rede Regional de Bibliotecas Escolares dos Açores, Luzia Borges responsável pela itinerância desta exposição de ilustrações do livro infantil de José Saramago por várias escolas da região.

 

1 in Jornal Oficial, nº 151/2020 de 28 de maio de 2020

 

       A Coordenadora da Biblioteca da ESL,

                                                                                     Marcionila Costa Rocha

AO Escolas

Proteção ambiental desde tenra idade
As preocupações com a proteção ambiental, com a preservação da natureza, no seu todo, tem sido uma temática transversal cujas mensagens nem sempre são eficazes mas que a pouco e pouco vão fazendo algum eco. É urgente agir, formar e informar, e todos somos responsáveis, cada um na sua medida, por desenvolver ações concretas. O Neurónio esteve à conversa com a Maria Inês Caetano, uma aluna da ESLagoa do 7º Ano de escolaridade que desde há dois anos tem vindo a desenvolver uma ação de limpeza na orla costeira. Acredita que outros fazem ou irão fazer o mesmo para SALVAR os Oceanos e o Planeta.
 
Escola Secundária da Lagoa
Continuamos à Descoberta...
Este poderá não ser o projeto de uma vida, mas, sem dúvida alguma, é o projeto que motiva os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos a desenvolver os seus projetos de aptidão profissional.
 
Escola Secundária da Lagoa
FORMAÇÃO PARA ATIVOS
A Escola Profissional de Vila Franca do Campo encontra-se a promover um conjunto de ações de formação de curta duração para ativos e desempregado.
 
Escola Profissional de Vila Franca do Campo

Notícias AO

Covid leva HDES a fechar blocos operatórios
A existência de quatro casos positivos de Covid-19 no Serviço de Esterilização motivou o cancelamento das cirurgias programadas. Situação vai afetar utentes de várias ilhas.
 
Hora de Jogo 23 novembro
Santa Clara e Fontinhas passaram à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O jornalista Arthur Melo e os comentadores André Branquinho e Nuno Barroso vão ainda abordar a eventual interrupção do Campeonato de Futebol dos Açores, devido à pandemia da Covid-19.
 
Plano de vacinação está ser preparado “há meses" em Portugal
A diretora-geral da Saúde disse esta segunda-feira que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”, sustentando que nenhuma das vacinas em estudo foi ainda aprovada pela Agência Europeia do Medicamento.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.