Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

I Semana de Melhor Educação, Melhor Cidadania


 

O Colégio do Castanheiro orgulha-se de estar sempre à frente do seu tempo e olhar para o futuro em ombros de gigantes, por isso, a nível regional, somos pioneiros na organização semestral. Esta mudança acontece no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e permitiu-nos fazer algumas modificações em benefício do percurso escolar e pessoal dos nossos alunos, para além de nos permitir a reflexão sobre as nossas práticas letivas nos momentos de pausa de Natal e Páscoa.

A organização semestral, apesar de respeitar o calendário letivo regional nos seus momentos de pausa, trouxe-nos a necessidade de, entre 27 e 31 de janeiro, proporcionarmos aos nossos alunos uma semana de aprendizagens não-formais, naquela que foi a nossa I Semana Melhor Educação, Melhor Cidadania. O nosso objetivo, nesta semana, foi desenvolver, para os alunos e com os alunos, um conjunto de aprendizagens, atividades e experiências diferentes, que complementam o seu percurso escolar e pessoal. Essas atividades foram desenvolvidas pela Direção Pedagógica, pelos professores, pessoal não-docente e pela Associação de Estudantes que, num trabalho conjunto, conseguiram elaborar um plano onde se encontravam calendarizadas atividades subordinadas às temáticas da Saúde, Ambiente, Bem-estar, Humor, Desporto e Novas Tecnologias.

A semana começou com a Sessão Solene de Abertura do nosso Parlamento, que contou com a presença extraordinária do Diretor Regional da Educação, Dr. Rodrigo Reis, do Diretor dos Serviços Pedagógicos, Dr. Paulo Matos, e com a participação de todos os delegados e subdelegados das turmas do Colégio, bem como dos alunos e turmas agraciados com o Diploma de Cidadania 2018/2019. Sendo o Parlamento um elemento diferenciador da identidade do Colégio, parece-nos que não poderíamos começar de outra forma, senão afirmando a importância da participação dos alunos na criação de uma escola mais inclusiva e democrática.

Os restantes dias da semana foram ocupados com outras atividades, das quais se destacam o Super Sabichão, um concurso que colocou frente a frente alunos e professores, o jogo A Viagem, elaborado pelo corpo não-docente, as Olimpíadas dos Resíduos Sólidos Urbanos, bem como os Jogos Matemáticos. Não esqueçamos, também, o Passeio Pedestre na Reserva Florestal do Pinhal da Paz e, ainda, um Quiz Interativo para o 3.º ciclo, que envolveu a participação de todas as disciplinas.

Além disso, tivemos o privilégio de ter um dos nossos alunos a apresentar o seu primeiro livro: Miguel António Durão, de 9 anos, aluno do 3.º ano, apresentou o seu livro Era uma vez, que nasceu do projeto de leitura que foi desenvolvido na turma o ano passado.

Recebemos, também, a youtuber Mariana Rosa, que veio explicar aos nossos alunos como é que funciona a gestão de um blog, que conta com publicações semanais.

Já a cargo da Associação de Estudantes, foi organizado um torneio de Futsal que, além de envolver alunos de todos os ciclos, possibilitou também o intercâmbio entre outras escolas, convidadas a fazer parte do evento.

Foi uma semana repleta de atividades, na qual, apesar de não terem havido aulas, os alunos tiveram a oportunidade de realizar outro tipo de aprendizagens igualmente importantes para o seu percurso escolar. Porque cultivarmos competências sociais e de comunicação é também essencial na construção do futuro dos nossos alunos.

 

AO Escolas

Campanha #ficaadica alerta alunos da ESLagoa para os perigos que espreitam pelas janelas das novas tecnologias.
Na passada quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no auditório da EScola Secundária de Lagoa teve lugar uma ação de sensibilização para alguns comportamentos de segurança Online promovida pelo Banco de Portugal. A campanha #ficaadica tem como objetivo sensibilizar os jovens em idade escolar para os cuidados a ter na utilização dos canais digitais e envolver a comunidade educativa neste propósito.
 
Escola Secundária da Lagoa
Dia dos Namorados com Artes e Ofícios sustentáveis
Alunos do Curso de Formação Vocacional das turmas 2º Voc A/B promovem venda de pequenas lembranças em madeira reciclada para o Dia dos Namorados.
 
Escola Secundária da Lagoa
I Semana “Melhor Educação, Melhor Cidadania” no Pré-escolar
Na semana de 27 a 31 de janeiro o Pré-Escolar juntou-se à I Semana de “Melhor Educação, Melhor Cidadania” com atividades lúdicas e pedagógicas sob os temas da natureza, saúde e bem-estar, animais, segurança rodoviária e música e histórias contadas. Foram realizadas inúmeras atividades que contaram com convidados exteriores ao colégio, o que permitiu às crianças contatarem com o meio envolvente.
 
Colégio do Castanheiro

Notícias AO

Câmara da Horta apoia festival MUMA 2020
A Câmara Municipal da Horta apoia, novamente em 2020, a realização do festival MUMA, organizado pela Associação Música Vadia.
 
Tenista João Sousa cai um lugar no ranking ATP, liderado por Novak Djokovic
O tenista português João Sousa caiu uma posição no ranking mundial, do 67.º para o 68.º posto, numa lista divulgada hoje, sem alterações no ‘top 10’, que continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic.
 
Arranca hoje a segunda fase da migração das frequências da TDT
A segunda fase da alteração da rede de emissores da televisão digital terrestre (TDT) arranca esta segunda-feira, em Vila Nova de São Bento, no concelho de Serpa, um passo essencial para a implementação da quinta geração móvel (5G).
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.