Açoriano Oriental
Escola
Colégio do Castanheiro

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

I Semana de Melhor Educação, Melhor Cidadania



O Colégio do Castanheiro orgulha-se de estar sempre à frente do seu tempo e olhar para o futuro em ombros de gigantes, por isso, a nível regional, somos pioneiros na organização semestral. Esta mudança acontece no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e permitiu-nos fazer algumas modificações em benefício do percurso escolar e pessoal dos nossos alunos, para além de nos permitir a reflexão sobre as nossas práticas letivas nos momentos de pausa de Natal e Páscoa.

A organização semestral, apesar de respeitar o calendário letivo regional nos seus momentos de pausa, trouxe-nos a necessidade de, entre 27 e 31 de janeiro, proporcionarmos aos nossos alunos uma semana de aprendizagens não-formais, naquela que foi a nossa I Semana Melhor Educação, Melhor Cidadania. O nosso objetivo, nesta semana, foi desenvolver, para os alunos e com os alunos, um conjunto de aprendizagens, atividades e experiências diferentes, que complementam o seu percurso escolar e pessoal. Essas atividades foram desenvolvidas pela Direção Pedagógica, pelos professores, pessoal não-docente e pela Associação de Estudantes que, num trabalho conjunto, conseguiram elaborar um plano onde se encontravam calendarizadas atividades subordinadas às temáticas da Saúde, Ambiente, Bem-estar, Humor, Desporto e Novas Tecnologias.

A semana começou com a Sessão Solene de Abertura do nosso Parlamento, que contou com a presença extraordinária do Diretor Regional da Educação, Dr. Rodrigo Reis, do Diretor dos Serviços Pedagógicos, Dr. Paulo Matos, e com a participação de todos os delegados e subdelegados das turmas do Colégio, bem como dos alunos e turmas agraciados com o Diploma de Cidadania 2018/2019. Sendo o Parlamento um elemento diferenciador da identidade do Colégio, parece-nos que não poderíamos começar de outra forma, senão afirmando a importância da participação dos alunos na criação de uma escola mais inclusiva e democrática.

Os restantes dias da semana foram ocupados com outras atividades, das quais se destacam o Super Sabichão, um concurso que colocou frente a frente alunos e professores, o jogo A Viagem, elaborado pelo corpo não-docente, as Olimpíadas dos Resíduos Sólidos Urbanos, bem como os Jogos Matemáticos. Não esqueçamos, também, o Passeio Pedestre na Reserva Florestal do Pinhal da Paz e, ainda, um Quiz Interativo para o 3.º ciclo, que envolveu a participação de todas as disciplinas.

Além disso, tivemos o privilégio de ter um dos nossos alunos a apresentar o seu primeiro livro: Miguel António Durão, de 9 anos, aluno do 3.º ano, apresentou o seu livro Era uma vez, que nasceu do projeto de leitura que foi desenvolvido na turma o ano passado.

Recebemos, também, a youtuber Mariana Rosa, que veio explicar aos nossos alunos como é que funciona a gestão de um blog, que conta com publicações semanais.

Já a cargo da Associação de Estudantes, foi organizado um torneio de Futsal que, além de envolver alunos de todos os ciclos, possibilitou também o intercâmbio entre outras escolas, convidadas a fazer parte do evento.

Foi uma semana repleta de atividades, na qual, apesar de não terem havido aulas, os alunos tiveram a oportunidade de realizar outro tipo de aprendizagens igualmente importantes para o seu percurso escolar. Porque cultivarmos competências sociais e de comunicação é também essencial na construção do futuro dos nossos alunos.

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados