Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

EBS da Povoação em nova mobilidade no âmbito do projecto iCulture do programa Erasmus+


1

Entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro, os alunos Maria Ormonde (10.º A), Miguel Ferreira (11.º B) e Rodrigo Mendonça (10.º A), acompanhados pelas professoras Carla Moreira e Mónica Avelar, representaram a EBS da Povoação na mobilidade à Ilha da Reunião (França), a propósito das Learning and Training Activities do projecto iCulture (programa Erasmus+).

A Ilha da Reunião é um departamento ultramarino francês, localizado no Oceano Índico. Tem uma população de cerca de 900 mil habitantes e a capital é Saint Denis.

Durante os cinco dias da mobilidade, os alunos das escolas dos cinco países parceiros do projecto (França, Itália, Noruega, Polónia e Portugal) participaram nas actividades organizadas pela escola anfitriã, o Lycée Antoine Roussin, na cidade de Saint-Louis.
A manhã do primeiro dia destinou-se ao conhecimento dos participantes, da escola e da cidade. De tarde, os alunos apresentaram os trabalhos solicitados na fase de pré-mobilidade (ícone[s] do teatro nacional e uma canção culturalmente significativa para o país). Os alunos portugueses demonstraram a importância de Gil Vicente e de Almeida Garrett na história do teatro português e seleccionaram a música 'Uma casa portuguesa', interpretada por Amália Rodrigues, para representar a música portuguesa, legendando em inglês a canção e dando conta da sua mensagem, que destaca a generosidade e a hospitalidade do povo português.
No segundo dia, realizou-se um trilho na cratera do vulcão Piton de La Fournaise. Situado a 2632m de altitude, o Piton de La Fournaise é um dos mais activos e mais vigiados vulcões do mundo, tendo a mais recente erupção iniciado a 7 de Dezembro de 2020. Após o trilho, os participantes visitaram o museu La Cité du Volcan.
Na quarta-feira, 30 de Novembro, realizou-se um workshop de teatro, destinado a alunos. Orientados pela professora Delphine Rimek, os alunos prepararam uma encenação para o dia seguinte. Na tarde do mesmo dia, os participantes deslocaram-se a Saint Pierre, a segunda maior cidade da ilha, para nadar e fazer snorkeling.

A manhã do dia seguinte foi dedicada ao workshop de teatro: os alunos ensaiaram, representaram e filmaram a peça preparada no dia anterior. Depois do almoço, sob a orientação do professor Vincent Bois, editaram as filmagens realizadas de manhã, utilizando o software VSDC free video editor.

A manhã do último dia foi passada no parque Makes Aventures, onde os participantes puderam realizar diversos percursos de arborismo. De tarde, antes das despedidas, foram divulgados os vídeos obtidos após a edição realizada no dia anterior.

Em Abril de 2023, a EBS da Povoação será a anfitriã da próxima mobilidade deste projecto.

 

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Estudo aponta 'forte impacto' das alterações climáticas" é a manchete do Açoriano Oriental
Destaque para "Paulo Nascimento Cabral será candidato às Europeias"
 
Açores executaram 28,72% na área da habitação
O Governo dos Açores anunciou que a região já executou 28,72% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na área da Habitação, destacando que aquele valor é superior à média nacional.
 
Cientistas podem ter descoberto “vacina universal”
Cientistas da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) revelaram uma nova estratégia para a vacina baseada em RNA que é eficaz contra qualquer estirpe de um vírus e segura mesmo para bebés e para quem tem o sistema imunitário enfraquecido.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados