Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

EBS da Povoação em nova mobilidade no âmbito do projecto iCulture do programa Erasmus+


1

Entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro, os alunos Maria Ormonde (10.º A), Miguel Ferreira (11.º B) e Rodrigo Mendonça (10.º A), acompanhados pelas professoras Carla Moreira e Mónica Avelar, representaram a EBS da Povoação na mobilidade à Ilha da Reunião (França), a propósito das Learning and Training Activities do projecto iCulture (programa Erasmus+).

A Ilha da Reunião é um departamento ultramarino francês, localizado no Oceano Índico. Tem uma população de cerca de 900 mil habitantes e a capital é Saint Denis.

Durante os cinco dias da mobilidade, os alunos das escolas dos cinco países parceiros do projecto (França, Itália, Noruega, Polónia e Portugal) participaram nas actividades organizadas pela escola anfitriã, o Lycée Antoine Roussin, na cidade de Saint-Louis.
A manhã do primeiro dia destinou-se ao conhecimento dos participantes, da escola e da cidade. De tarde, os alunos apresentaram os trabalhos solicitados na fase de pré-mobilidade (ícone[s] do teatro nacional e uma canção culturalmente significativa para o país). Os alunos portugueses demonstraram a importância de Gil Vicente e de Almeida Garrett na história do teatro português e seleccionaram a música 'Uma casa portuguesa', interpretada por Amália Rodrigues, para representar a música portuguesa, legendando em inglês a canção e dando conta da sua mensagem, que destaca a generosidade e a hospitalidade do povo português.
No segundo dia, realizou-se um trilho na cratera do vulcão Piton de La Fournaise. Situado a 2632m de altitude, o Piton de La Fournaise é um dos mais activos e mais vigiados vulcões do mundo, tendo a mais recente erupção iniciado a 7 de Dezembro de 2020. Após o trilho, os participantes visitaram o museu La Cité du Volcan.
Na quarta-feira, 30 de Novembro, realizou-se um workshop de teatro, destinado a alunos. Orientados pela professora Delphine Rimek, os alunos prepararam uma encenação para o dia seguinte. Na tarde do mesmo dia, os participantes deslocaram-se a Saint Pierre, a segunda maior cidade da ilha, para nadar e fazer snorkeling.

A manhã do dia seguinte foi dedicada ao workshop de teatro: os alunos ensaiaram, representaram e filmaram a peça preparada no dia anterior. Depois do almoço, sob a orientação do professor Vincent Bois, editaram as filmagens realizadas de manhã, utilizando o software VSDC free video editor.

A manhã do último dia foi passada no parque Makes Aventures, onde os participantes puderam realizar diversos percursos de arborismo. De tarde, antes das despedidas, foram divulgados os vídeos obtidos após a edição realizada no dia anterior.

Em Abril de 2023, a EBS da Povoação será a anfitriã da próxima mobilidade deste projecto.

 

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia"- Marcelo
O Presidente da República defendeu hoje a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.
 
Treinador Sérgio Conceição renova com o FC Porto até 2028
O treinador Sérgio Conceição prolongou contrato com o FC Porto por mais quatro épocas, até junho de 2028, anunciou hoje o vice-campeão nacional de futebol, na antevéspera das eleições ‘azuis e brancas’ para o quadriénio 2024-2028.
 
PSD elogia Marcelo por lembrar figuras históricas da democracia e salienta apelo ao diálogo
O líder parlamentar do PSD elogiou hoje o discurso do Presidente da República no parlamento por evocar as principais figuras da história democrática nacional e salientou os apelos ao diálogo e à construção de políticas públicas.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados