Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

EBS da Povoação em nova mobilidade no âmbito do projecto iCulture do programa Erasmus+


1

Entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro, os alunos Maria Ormonde (10.º A), Miguel Ferreira (11.º B) e Rodrigo Mendonça (10.º A), acompanhados pelas professoras Carla Moreira e Mónica Avelar, representaram a EBS da Povoação na mobilidade à Ilha da Reunião (França), a propósito das Learning and Training Activities do projecto iCulture (programa Erasmus+).

A Ilha da Reunião é um departamento ultramarino francês, localizado no Oceano Índico. Tem uma população de cerca de 900 mil habitantes e a capital é Saint Denis.

Durante os cinco dias da mobilidade, os alunos das escolas dos cinco países parceiros do projecto (França, Itália, Noruega, Polónia e Portugal) participaram nas actividades organizadas pela escola anfitriã, o Lycée Antoine Roussin, na cidade de Saint-Louis.
A manhã do primeiro dia destinou-se ao conhecimento dos participantes, da escola e da cidade. De tarde, os alunos apresentaram os trabalhos solicitados na fase de pré-mobilidade (ícone[s] do teatro nacional e uma canção culturalmente significativa para o país). Os alunos portugueses demonstraram a importância de Gil Vicente e de Almeida Garrett na história do teatro português e seleccionaram a música 'Uma casa portuguesa', interpretada por Amália Rodrigues, para representar a música portuguesa, legendando em inglês a canção e dando conta da sua mensagem, que destaca a generosidade e a hospitalidade do povo português.
No segundo dia, realizou-se um trilho na cratera do vulcão Piton de La Fournaise. Situado a 2632m de altitude, o Piton de La Fournaise é um dos mais activos e mais vigiados vulcões do mundo, tendo a mais recente erupção iniciado a 7 de Dezembro de 2020. Após o trilho, os participantes visitaram o museu La Cité du Volcan.
Na quarta-feira, 30 de Novembro, realizou-se um workshop de teatro, destinado a alunos. Orientados pela professora Delphine Rimek, os alunos prepararam uma encenação para o dia seguinte. Na tarde do mesmo dia, os participantes deslocaram-se a Saint Pierre, a segunda maior cidade da ilha, para nadar e fazer snorkeling.

A manhã do dia seguinte foi dedicada ao workshop de teatro: os alunos ensaiaram, representaram e filmaram a peça preparada no dia anterior. Depois do almoço, sob a orientação do professor Vincent Bois, editaram as filmagens realizadas de manhã, utilizando o software VSDC free video editor.

A manhã do último dia foi passada no parque Makes Aventures, onde os participantes puderam realizar diversos percursos de arborismo. De tarde, antes das despedidas, foram divulgados os vídeos obtidos após a edição realizada no dia anterior.

Em Abril de 2023, a EBS da Povoação será a anfitriã da próxima mobilidade deste projecto.

 

AO Escolas

Formandos da EPROSEC em Itália
O ano de 2023 inicia-se da melhor forma, 11 formandos da EPROSEC – Escola Profissional estão em Itália a realizar o Programa Erasmus+ VET mobility.
 
EPROSEC - Escola Profissional
Concurso "Uma Aventura...Literária 2022"
No ano letivo 2021/2022, os alunos das turmas 5.º B, C e D, da EBI Canto da Maia, abraçaram o desafio apresentado pela sua professora de Português e apresentaram trabalhos, no âmbito do concurso Uma aventura... Literária 2022.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Ação de limpeza da Praia do Morro - 11º B e C
No âmbito dos domínios de Voluntariado e Ambiente em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas B e C do 11.º ano, em conjunto com alguns membros da Associação de Estudantes e dos professores Daniel Correia e Joana Gaio, participaram no projeto Eco-Freguesia, que consistiu na limpeza da Praia do Morro, no dia 28 de outubro.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

População de Santa Maria revelou grande adesão ao Processo Participativo de revisão das Áreas Marinhas Protegidas Costeiras dos Açores
Foram dois dias de trabalhos intensos do programa Blue Azores, na ilha de Santa Maria, no âmbito do processo participativo, direcionado à revisão da rede de áreas marinhas protegidas costeiras, com objetivo de proteger 30% do mar dos Açores.
 
Prevenção é meio mais eficaz de combater dependências, realça Clélio Meneses
O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou na sexta-feira, em Angra do Heroísmo, que a prevenção “é o meio mais eficaz de intervenção no âmbito das dependências e comportamentos aditivos”.
 
Resgate de PPR para crédito à habitação sem limite de valor e de data de subscrição
O resgate antecipado de PPR para pagamento de empréstimo da casa pode ser feito, sem penalização, ao longo de 2023 independentemente do valor a levantar e da data da subscrição, segundo o Ministério das Finanças.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados