Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia do Exército


a

No passado dia 24 de outubro de 2022, os alunos do 12.º Ano no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento organizaram uma palestra no Auditório Municipal da Povoação com o tema “Segurança, Defesa e Paz” e “Igualdade de Género”, com o intuito de esclarecer ao Secundário o papel da mulher no Exército, o tipo de contratos existentes e uma exposição sobre os símbolos e a história da bandeira nacional.

A palestra iniciou-se com uma pequena intervenção dos alunos do 12ºC, a Daniela Costa e o Vítor Rigueira. De seguida, ouviu-se o Hino Nacional interpretado pelos alunos André Resendes e Vasco Resendes do 12º B e pelo Professor Pedro Magalhães. Por fim, interveio o Major Moreira e a Sargento Ajudante Sá.

Começando pela intervenção do Major Moreira, este explicitou, em primeiro lugar, os valores do Exército, nomeadamente: a participação na defesa militar da República e a contribuição para a Segurança, Proteção, Bem-estar e Salvaguarda do Património, bem como o total de militares envolvidos em missões no estrangeiro. Atualmente, estão 249 militares fora do país (Espanha, Roménia, Iraque, República Centro Africana) em ações de cooperação ou com o intuito de oferecer instrução militar, para ajudarem as forças de segurança de alguns países a adquirirem capacidade de defesa própria.

Os jovens, que eventualmente ponderem uma carreira no Exército de Portugal, deverão ter em conta as vantagens e as exigências que proporcionam uma carreira militar. Em termos profissionais, académicos e de realização pessoal, o exército proporciona uma experiência profissional única e enriquecedora, formação e qualificação profissional de excelência, cultura organizacional e um quadro de incentivos interessante.
Os tipos de contrato existentes envolvem o Regime de Voluntariado (no máximo sete anos nas fileiras), o Regime de Contrato (dois a seis anos), o Regime de Contrato Especial (pretendem aumentar o tempo de serviço nas fileiras até 18 anos) e o Quadro Permanente onde estão os sargentos e oficiais.
Para concorrer ao exército é necessário fazer provas de aptidão física, médica e psicológica. O percurso da recruta é feito através da instrução básica, o juramento da bandeira, a instrução complementar e a especialidade. Quem começa nas Praças consegue evoluir na carreira até Oficial.
Outros pré-requisitos são: ter nacionalidade portuguesa, um mínimo de 18 anos, um mínimo de 1.60m de altura, não ter registo criminal, ter uma aptidão psicofísica adequada e satisfazer os padrões exigidos nas provas de classificação e seleção.

A Sargento Ajudante Sá começou por falar um pouco sobre o seu percurso militar e sobre o papel das mulheres no exército. A Sargento Ajudante Sá ingressou nas fileiras das forças armadas terrestres, por concurso à escola de sargentos e foi a primeira mulher formada em artilharia, prestando serviço nessa área em Santa Margarida. De 2013 até 2021 foi colocada no Porto na Direção da administração. Em 2021, transferiu-se para os Açores por opção. Ao mesmo tempo que estas explicações eram dadas, foi-nos mostrado um vídeo sobre a evolução da participação das mulheres no exército. De acordo com o seu testemunho pessoal, apesar de a maioria dos efetivos serem homens, todos se tratam de igual forma, nunca tendo, na sua experiência pessoal, verificado qualquer situação de discriminação ou de atropelo aos direitos de igualdade de género.
 
   Realizou-se uma exposição sobre os símbolos nacionais: Hino Nacional, brasão de armas e a evolução histórica da bandeira portuguesa, desde o Conde D. Henrique até à atual. Esta exposição de interesse histórico e cultural foi organizada pelas turmas A e B do 12.º ano.
 
Exposição dos símbolos nacionais
No mesmo espaço teve lugar um pequeno beberete com acepipes, chá, café e sumo naturais, confecionados e servidos pelos alunos do Curso Empregado de Restaurante/Bar.
Fotorreportagem

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano
"Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano" é a manchete da edição deste sábado do Açoriano Oriental.
 
André Rodrigues é o candidato escolhido pelo PS/A para as Europeias
O PS/A decidiu que vai indicar André Franqueira Rodrigues, eleito em fevereiro deputado no parlamento açoriano, para a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu.
 
Governo dos Açores quer avançar com projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho em 2025
O Governo dos Açores revelou que pretende arrancar em 2025 com projetos-piloto para implementar a semana de quatro dias na função pública, defendendo que a medida pode significar uma melhoria da produtividade.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados