Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Dia do Exército


a

No passado dia 24 de outubro de 2022, os alunos do 12.º Ano no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento organizaram uma palestra no Auditório Municipal da Povoação com o tema “Segurança, Defesa e Paz” e “Igualdade de Género”, com o intuito de esclarecer ao Secundário o papel da mulher no Exército, o tipo de contratos existentes e uma exposição sobre os símbolos e a história da bandeira nacional.

A palestra iniciou-se com uma pequena intervenção dos alunos do 12ºC, a Daniela Costa e o Vítor Rigueira. De seguida, ouviu-se o Hino Nacional interpretado pelos alunos André Resendes e Vasco Resendes do 12º B e pelo Professor Pedro Magalhães. Por fim, interveio o Major Moreira e a Sargento Ajudante Sá.

Começando pela intervenção do Major Moreira, este explicitou, em primeiro lugar, os valores do Exército, nomeadamente: a participação na defesa militar da República e a contribuição para a Segurança, Proteção, Bem-estar e Salvaguarda do Património, bem como o total de militares envolvidos em missões no estrangeiro. Atualmente, estão 249 militares fora do país (Espanha, Roménia, Iraque, República Centro Africana) em ações de cooperação ou com o intuito de oferecer instrução militar, para ajudarem as forças de segurança de alguns países a adquirirem capacidade de defesa própria.

Os jovens, que eventualmente ponderem uma carreira no Exército de Portugal, deverão ter em conta as vantagens e as exigências que proporcionam uma carreira militar. Em termos profissionais, académicos e de realização pessoal, o exército proporciona uma experiência profissional única e enriquecedora, formação e qualificação profissional de excelência, cultura organizacional e um quadro de incentivos interessante.
Os tipos de contrato existentes envolvem o Regime de Voluntariado (no máximo sete anos nas fileiras), o Regime de Contrato (dois a seis anos), o Regime de Contrato Especial (pretendem aumentar o tempo de serviço nas fileiras até 18 anos) e o Quadro Permanente onde estão os sargentos e oficiais.
Para concorrer ao exército é necessário fazer provas de aptidão física, médica e psicológica. O percurso da recruta é feito através da instrução básica, o juramento da bandeira, a instrução complementar e a especialidade. Quem começa nas Praças consegue evoluir na carreira até Oficial.
Outros pré-requisitos são: ter nacionalidade portuguesa, um mínimo de 18 anos, um mínimo de 1.60m de altura, não ter registo criminal, ter uma aptidão psicofísica adequada e satisfazer os padrões exigidos nas provas de classificação e seleção.

A Sargento Ajudante Sá começou por falar um pouco sobre o seu percurso militar e sobre o papel das mulheres no exército. A Sargento Ajudante Sá ingressou nas fileiras das forças armadas terrestres, por concurso à escola de sargentos e foi a primeira mulher formada em artilharia, prestando serviço nessa área em Santa Margarida. De 2013 até 2021 foi colocada no Porto na Direção da administração. Em 2021, transferiu-se para os Açores por opção. Ao mesmo tempo que estas explicações eram dadas, foi-nos mostrado um vídeo sobre a evolução da participação das mulheres no exército. De acordo com o seu testemunho pessoal, apesar de a maioria dos efetivos serem homens, todos se tratam de igual forma, nunca tendo, na sua experiência pessoal, verificado qualquer situação de discriminação ou de atropelo aos direitos de igualdade de género.
 
   Realizou-se uma exposição sobre os símbolos nacionais: Hino Nacional, brasão de armas e a evolução histórica da bandeira portuguesa, desde o Conde D. Henrique até à atual. Esta exposição de interesse histórico e cultural foi organizada pelas turmas A e B do 12.º ano.
 
Exposição dos símbolos nacionais
No mesmo espaço teve lugar um pequeno beberete com acepipes, chá, café e sumo naturais, confecionados e servidos pelos alunos do Curso Empregado de Restaurante/Bar.
Fotorreportagem

AO Escolas

Formandos da EPROSEC em Itália
O ano de 2023 inicia-se da melhor forma, 11 formandos da EPROSEC – Escola Profissional estão em Itália a realizar o Programa Erasmus+ VET mobility.
 
EPROSEC - Escola Profissional
Concurso "Uma Aventura...Literária 2022"
No ano letivo 2021/2022, os alunos das turmas 5.º B, C e D, da EBI Canto da Maia, abraçaram o desafio apresentado pela sua professora de Português e apresentaram trabalhos, no âmbito do concurso Uma aventura... Literária 2022.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Ação de limpeza da Praia do Morro - 11º B e C
No âmbito dos domínios de Voluntariado e Ambiente em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas B e C do 11.º ano, em conjunto com alguns membros da Associação de Estudantes e dos professores Daniel Correia e Joana Gaio, participaram no projeto Eco-Freguesia, que consistiu na limpeza da Praia do Morro, no dia 28 de outubro.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação

Notícias AO

Governo dos Açores e Exército formalizam cooperação para apoio no Corvo
O Governo Regional dos Açores e o Exército, através da Zona Militar dos Açores, assinaram quinta-feira um protocolo de colaboração que permite o apoio dos militares na instalação temporária de um módulo de apoio sanitário no Pavilhão Multiusos do Corvo, enquanto decorrem as obras de reabilitação do centro de saúde daquela ilha.
 
Zelensky promete não perder "um único dia" na adesão à UE
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu que o seu país não perderá "um único dia" no caminho rumo à adesão à União Europeia (UE).
 
OMS divulga plano para evitar 2,5 milhões de casos de cancro da mama até 2040
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou um plano para tentar evitar 2,5 milhões de casos de cancro da mama em todo o mundo até 2040.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados