Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)


diversidade_cultural2018

 

Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se caminhadas, workshops, palestras e exibem-se documentários sobre povos e etnias, entre outras atividades.

Para assinalar este dia, os alunos do 11.º ano da EBS da Povoação criaram uma playlist na qual propõem canções que, de uma forma ou de outra, nos mostram diferentes perspetivas do mundo e da humanidade, mas todas assentes no mesmo ponto de partida e de chegada: diferença, diversidade, riqueza, união – Multimusic - Playlist for Cultural Diversity.

Aceda à playlist clicando aqui.

Preferências à parte, oferecem-nos letras e sons para todos os gostos e feitios. Importa sobretudo não esquecer que neste momento de incertezas e desconfianças, no arco-íris do ‘vai ficar tudo bem’ estão as cores de todas as bandeiras e nacionalidades, e que nesta luta desigual todos os povos do mundo devem unir-se, tirando partido das suas diferenças culturais e, portanto, dos seus diversos costumes e saberes, só assim levando a melhor sobre este inimigo invisível.

Direitos

Direitos Humanos Universais

Dizem que todos somos iguais

Mas mesmo nos tempos atuais

Continuamos sendo rivais.

 

E porquê a desigualdade?

Por que não pode haver cumplicidade?

Num mundo de guerras e maldade

É impossível viver em liberdade.

 

Todos temos direitos

Apesar dos nossos defeitos

Não nascemos perfeitos

É tudo uma questão de conceitos.

 

Qualquer que seja a raça, etnia ou religião

Todos temos o direito de dar uma opinião

Não importa a razão

Desde que estejamos em união.

 

Ana C.

Matilde L.

Sabrina F.

Sara B.

 

AO Escolas

Aprender uma Língua com videojogos
Os videojogos são cada vez mais uma ferramenta informática com múltiplas utilidades. Vamos abordar em diversos capítulos algumas utilidades para além do carácter lúdico. Vamos começar pela forma como eles podem ajudar na aprendizagem de uma língua estrangeira.
 
Escola Secundária da Lagoa
Primavera
O equinócio da primavera indica a mudança de energia da natureza e dentro de nós mesmos. Durante este segundo período ansiamos pelas férias da Páscoa, estamos cansados da escola, da rotina, da cadeira dura, das aulas quase sempre iguais, de tudo e de todos, de todos e de ninguém, com este e com aquele, por isto e por aquilo.
 
Escola Secundária da Lagoa
Se te sentes parado... vem e mexe-te um bocado!
A turma de Técnico de Desporto, da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, não podia ficar indiferente aos constrangimentos que a pandemia Covid-19 deixou (e ainda está a deixar) em todo o mundo, nomeadamente no Concelho da Povoação. 
 
Escola Profissional da Povoação

Notícias AO

Estádio do Rio Ave aprovado para receber jogos na retoma da I Liga
O Estádio do Rio Ave, em Vila do Conde, foi aprovado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para receber jogos na retoma da I Liga portuguesa de futebol, anunciou a LPFP.
 
FPF e DGS definem testar jogadores apenas 24 horas antes dos jogos da I Liga
Os futebolistas dos clubes da I Liga portuguesa vão realizar testes à Covid-19 24 horas antes de cada jogo, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.
 
Fenprof pede testes antes da reabertura de jardins de infância
A Federação Nacional dos Professores defendeu a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 aos trabalhadores dos jardins de infância antes da sua reabertura, recordando os casos detetados nas creches que permitiram travar uma possível disseminação do vírus.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.