Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)


diversidade_cultural2018

Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se caminhadas, workshops, palestras e exibem-se documentários sobre povos e etnias, entre outras atividades.

Para assinalar este dia, os alunos do 11.º ano da EBS da Povoação criaram uma playlist na qual propõem canções que, de uma forma ou de outra, nos mostram diferentes perspetivas do mundo e da humanidade, mas todas assentes no mesmo ponto de partida e de chegada: diferença, diversidade, riqueza, união – Multimusic - Playlist for Cultural Diversity.

Aceda à playlist clicando aqui.

Preferências à parte, oferecem-nos letras e sons para todos os gostos e feitios. Importa sobretudo não esquecer que neste momento de incertezas e desconfianças, no arco-íris do ‘vai ficar tudo bem’ estão as cores de todas as bandeiras e nacionalidades, e que nesta luta desigual todos os povos do mundo devem unir-se, tirando partido das suas diferenças culturais e, portanto, dos seus diversos costumes e saberes, só assim levando a melhor sobre este inimigo invisível.

Direitos

Direitos Humanos Universais

Dizem que todos somos iguais

Mas mesmo nos tempos atuais

Continuamos sendo rivais.

 

E porquê a desigualdade?

Por que não pode haver cumplicidade?

Num mundo de guerras e maldade

É impossível viver em liberdade.

 

Todos temos direitos

Apesar dos nossos defeitos

Não nascemos perfeitos

É tudo uma questão de conceitos.

 

Qualquer que seja a raça, etnia ou religião

Todos temos o direito de dar uma opinião

Não importa a razão

Desde que estejamos em união.

 

Ana C.

Matilde L.

Sabrina F.

Sara B.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Castigos levam a demissão do diretor da prisão
Açoriano Oriental destaca a demissão do diretor da cadeia de Angra do Heroísmo por causa de castigos a dois reclusos
 
Região com cargo na Comissão das Regiões Periféricas Marítimas
Os Açores assumiram esta sexta-feira a vice-presidência da Energia da Comissão das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), segundo uma nota de imprensa do executivo açoriano.
 
Morreu o músico e produtor musical Luís Jardim, 75 anos
O músico e produtor musical Luís Jardim morreu esta sexta-feira, dia em que completava 75 anos, anunciou na rede social X o antigo presidente do Governo Regional da Madeira Alberto João Jardim
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.