Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

21 de maio – Dia Mundial da Diversidade Cultural (para o Diálogo e Desenvolvimento)


diversidade_cultural2018

Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.

O objetivo desta data é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união.

Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se caminhadas, workshops, palestras e exibem-se documentários sobre povos e etnias, entre outras atividades.

Para assinalar este dia, os alunos do 11.º ano da EBS da Povoação criaram uma playlist na qual propõem canções que, de uma forma ou de outra, nos mostram diferentes perspetivas do mundo e da humanidade, mas todas assentes no mesmo ponto de partida e de chegada: diferença, diversidade, riqueza, união – Multimusic - Playlist for Cultural Diversity.

Aceda à playlist clicando aqui.

Preferências à parte, oferecem-nos letras e sons para todos os gostos e feitios. Importa sobretudo não esquecer que neste momento de incertezas e desconfianças, no arco-íris do ‘vai ficar tudo bem’ estão as cores de todas as bandeiras e nacionalidades, e que nesta luta desigual todos os povos do mundo devem unir-se, tirando partido das suas diferenças culturais e, portanto, dos seus diversos costumes e saberes, só assim levando a melhor sobre este inimigo invisível.

Direitos

Direitos Humanos Universais

Dizem que todos somos iguais

Mas mesmo nos tempos atuais

Continuamos sendo rivais.

 

E porquê a desigualdade?

Por que não pode haver cumplicidade?

Num mundo de guerras e maldade

É impossível viver em liberdade.

 

Todos temos direitos

Apesar dos nossos defeitos

Não nascemos perfeitos

É tudo uma questão de conceitos.

 

Qualquer que seja a raça, etnia ou religião

Todos temos o direito de dar uma opinião

Não importa a razão

Desde que estejamos em união.

 

Ana C.

Matilde L.

Sabrina F.

Sara B.

AO Escolas

Alguns conselhos para o equilíbrio funcional
No atual contexto em que vivemos torna-se particularmente importante, manter o equilíbrio físico, psicológico e emocional. Estivemos a viver fechados dentro das nossas casas, afastados das principais rotinas de trabalho, dos amigos, das diversões… descuidámos um pouco a imagem e o vestuário, petiscámos mais vezes e fizemos menos exercício.
 
Escola Secundária da Lagoa
Alunos da EFTH dão palestra para colegas na Ilha das Flores
No passado dia 18 de maio, os nossos formandos do 1º Ano do Curso de Técnico de Restaurante/Bar, João Vieira, Rui Oliveira e Toni Silva, oriundos da Ilha das Flores, proferiram uma palestra junto dos alunos do PROFIJ da Escola Básica e Secundária das Flores.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira
EFTH: dois cursos aprovados para o próximo ano letivo
A Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada prepara já o regresso à normalidade com a abertura das inscrições para os cursos a lecionar no próximo ano letivo.
 
Escola de Formação Turística e Hoteleira

Notícias AO

10 de Junho assinalado nos Açores com poucos convidados e sem condecorações
A cerimónia do 10 de Junho nos Açores será realizada, "atendendo às atuais circunstâncias" de pandemia de covid-19, com "um número reduzido de convidados" e sem condecorações, informou o gabinete do Representante da República.
 
Santa Clara com testes negativos ao Covid-19 na véspera do jogo com o Braga
O plantel, equipa técnica e restante comitiva do Santa Clara testou negativo ao Covid-19, revelou o clube em comunicado de imprensa. Teste foi realizado na quinta-feira.
 
Acompanhe o relato do Santa Clara - Sporting de Braga na Açores TSF
A Rádio Açores TSF acompanha o regresso à competição do Santa Clara e vai transmitir em direto, a partir da Cidade do Futebol, em Oeiras, o encontro da 25.ª jornada entre os açorianos e o Sporting de Braga. O jogo tem início às 18h00 (hora dos Açores) e relato está a cargo do jornalista Rui Almeida.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.