Açoriano Oriental
Autarquia de São Roque garante apoio comunitário para requalificação da Praceta dos Baleeiros

A empreitada de requalificação da Praceta dos Baleeiros, no Cais do Pico, vai beneficiar de 220 mil euros de apoios comunitários através do Programa Operacional 2020.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A candidatura, da responsabilidade da Câmara Municipal de São Roque do Pico, foi aprovada no âmbito do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável) e vem apoiar uma parte substancial do investimento de 260 mil euros que permitirá dignificar uma das zonas mais nobres do concelho, explica nota de imprensa.

O concurso público para a execução dos trabalhos está fechado faltando apenas adjudicar a obra, o que deverá acontecer nas próximas semanas.

A empreitada de valorização do espaço só deverá avançar no final do verão, sendo essa uma opção do executivo liderado por Mark Silveira, por forma a evitar obras num local muito procurado no verão, uma altura em que concentra inúmeras atividades e o Festival Cais Agosto.

Além da proximidade ao porto de passageiros, na Praceta dos Baleeiros estão localizados o Museu da Indústria Baleeira, o Clube Naval, a Zona Balnear da Rampa e o Monumento ao Baleeiro.

“Muitas pessoas passam por aquela zona nos meses de verão. Entendemos que será preferível adiar os trabalhos para que comecem apenas em outubro de modo a não prejudicar quem visita a Praceta dos Baleeiros”, afirma o presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, citado em nota de imprensa.

Mark Silveira lembra que “a requalificação de um importante património cultural foi pensada com o máximo cuidado para manter os elementos históricos, tendo recebido contributos da mais variada natureza, entre os quais dos deputados municipais e do investigador José Carlos Garcia. Além disso, antecipadamente, foram solicitados pareceres de outras entidades, nomeadamente da Secretaria Regional da Educação e Cultura”.

A intervenção assenta na requalificação de pavimentos e no reforço dos muros laterais da antiga rampa de varagem das baleias. Ao nível do pavimento, a Praceta será coberta com um tapete betuminoso de cor vermelha, salvaguardando, no entanto, o lajeado de pedra remanescente do antigo pátio de desmancha e serão construídos ao redor da Praceta passeios sem relevo. O projeto inclui a instalação de candeeiros, consistindo na recuperação e replicação dos antigos candeeiros de betão existentes na zona. Aproveitando as obras no pavimento, está projetada a implementação de tubagens destinadas à água e eletricidade para servir as instalações provisórias utilizadas no Cais Agosto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados