Açoriano Oriental
Voos de baixo custo poderão surgir entre São Miguel e a Europa
O secretário açoriano da Economia admitiu hoje que, dentro de algum tempo, possam surgir ligações aéreas entre países da Europa e os Açores asseguradas por companhias de baixo-custo (low cost).
Voos de baixo custo poderão surgir entre São Miguel e a Europa

Autor: Lusa
"É possível que, dentro de algum tempo, surjam ligações entre os Açores e a Europa", afirmou Duarte Ponte, após um encontro com representantes políticos do Estado norte-americano de Massachusetts, que estão de visita ao arquipélago.
O governante adiantou que o executivo regional tem aprofundado contactos com diversas companhias aéreas de baixo-custo, apontando os casos da Air Berlim, Raynair e EasyJet.
Segundo disse, poderão surgir resultados positivos já em 2008, mas o arquipélago continua a ter um fluxo de passageiros diminuto, o que torna o mercado regional pouco apetecível para essas transportadoras.
"Uma companhia de low cost quer fazer pelo menos três ligações aéreas por semana, mas nós ainda não atingimos uma dimensão que o justifique", sustentou Duarte Ponte.
"Temos de ser realistas", disse Duarte Ponte aos jornalistas, ao admitir que os Açores ainda não têm as “mesas condições" do que a Madeira para suportar uma operação deste tipo.
O aeroporto de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, tem 17 ligações aéreas por semana com Lisboa, ao passo que o Funchal, na Madeira, tem 14 voos diários, indicou.
Salientando que "não se pode brincar com o transporte aéreo" no arquipélago, Duarte Ponte referiu que as companhias de baixo-custo só aceitarão voar para os Açores com "determinadas condições", sem especificar quais, acrescentando que há que saber primeiro se estas são adequadas ou não para os interesses das ilhas.
"A Madeira, que vai arrancar em breve com os voos de low-cost, fez um contracto de dois milhões de euros com a EasyJet", afirmou o governante, alegando que, como "ninguém dá nada a ninguém", há que avançar com cautela neste processo.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados