Avião do voo Ponta Delgada - Toronto já aterrou no aeroporto de São Miguel

O voo da SATA Internacional S4323/RZ0323, com destino a Toronto, Canadá, esteve às voltas por cima da ilha de São Miguel há sensivelmente três horas, com uma possível avaria técnica a bordo. O avião aterrou pouco antes das 20h00.


O avião da SATA Internacional S4323/RZ0323 acabou de aterrar no aeroporto de São Miguel.

Segundo um representante da SATA, Francisco Gil, em declarações ao Telejornal da RTP/Açores o problema do avião que seguia para Toronto deveu-se a uma despressurização ocorrida à saída do aeroporto de São Miguel.

O porta-voz da companhia açoriana, Luís Filipe Cabral, disse à Lusa que o Airbus 310 descolou de Ponta Delgada "cerca das 16:00, com destino a Toronto", mas por ter sido detetada "uma avaria está a regressar a São Miguel", não estimando a hora da aterragem.

Adiantou ainda que "não foram acionados meios de emergência" no aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada.

Já esta manhã outro avião da Sata Internacional que fazia a ligação entre Ponta Delgada e Lisboa, com 220 passageiros, teve de regressar à ilha de São Miguel, Açores, "devido a uma avaria", disse à Lusa fonte da companhia.

O Airbus 310, proveniente de Boston (Estados Unidos da América), "estava a meio da viagem Ponta Delgada/Lisboa quando foi detetada uma avaria", pelo que o aparelho "voltou para São Miguel por questões de segurança", adiantou a mesma fonte.

Cronologia dos incidentes

Viagem Ponta Delgada / Toronto (Canadá)

16:20 - Airbus 310 da SATA Internacional [S4323/RZ0323] parte do aeroporto de São Miguel, com destino a Toronto (Canadá).

17:00 (aprox.) - Piloto decide abortar viagem e regressa a São Miguel, a meio entre São Miguel e Terceira, depois de ter sido detetado uma avaria a bordo (despressurização do avião).

18:00 (aprox.) - Aeronave sobrevoa São Miguel, para gastar combustível antes de tentar aterrar no aeroporto João Paulo II.

19:10 - Primeira hora avançada para o avião tentar a aterragem no aeroporto.

19:40 - Piloto confirma à Torre de Controlo do aeroporto de Santa Maria que não vai declarar emergência a bordo.

19h50 - Avião inicia manobras para aterrar em São Miguel.

19:58 - Aterragem em segurança no aeroporto João Paulo II.

Viagem Ponta Delgada / Lisboa

8:25 - Aeronave sai de São Miguel rumo a Lisboa.

9:15 (aprox.) - Piloto deteta uma avaria nos indicadores do avião e decide regressar a Ponta Delgada. Segundo informações recolhidas junto dos passageiros, houve um princípio de incêndio na cabine do aeronave.

10:00 (aprox.) - Avião aterra em São Miguel.

20:30 - Passageiros começam a ser chamados para embarcar.

Leia a reportagem na íntegra na edição de domingo, dia 14 de setembro, do jornal Açoriano Oriental.

Notícia atualizada às 20h53.

PUB

Aumento de partículas em suspensão nos Açores “muito abaixo” dos limiares legais de informação e alerta. Ainda assim, Direção Regional de Saúde emite algumas recomendações visando grupos específicos, nomeadamente, crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares.