Autor: Lusa/AO online
De acordo com o estudo da consultora "IDC European Mobile Phone Tracker", as vendas de telemóveis em Portugal caíram no último trimestre do ano, para 1,6 milhões de unidades, o que leva a antecipar um "novo ano de crise no sector".
Como tal, para 2011, a IDC estima uma quebra global de quatro por cento no mercado face à desaceleração do crescimento das vendas nos segmentos dos 'Smartphones' e dos telefones tradicionais que "irá continuar a registar quedas acentuadas" durante o ano.
Segundo a consultora, a quebra do último trimestre de 2010 deveu-se sobretudo a uma redução de 23 por cento no segmento dos telefones tradicionais, com vendas de 1,2 milhões de unidades.
Pelo contrário, os 'smartphones' registaram vendas de 434 mil unidades, obtendo um crescimento de 110 por cento face ao mesmo período do ano anterior, representando 27 por cento do total de telemóveis vendidos.
A IDC explica esta realidade com a redução dos preços dos smartphones que levou cada vez mais consumidores a substituir os seus telefones tradicionais por estes novos terminais.
Como tal, para 2011, a IDC estima uma quebra global de quatro por cento no mercado face à desaceleração do crescimento das vendas nos segmentos dos 'Smartphones' e dos telefones tradicionais que "irá continuar a registar quedas acentuadas" durante o ano.
Segundo a consultora, a quebra do último trimestre de 2010 deveu-se sobretudo a uma redução de 23 por cento no segmento dos telefones tradicionais, com vendas de 1,2 milhões de unidades.
Pelo contrário, os 'smartphones' registaram vendas de 434 mil unidades, obtendo um crescimento de 110 por cento face ao mesmo período do ano anterior, representando 27 por cento do total de telemóveis vendidos.
A IDC explica esta realidade com a redução dos preços dos smartphones que levou cada vez mais consumidores a substituir os seus telefones tradicionais por estes novos terminais.