Açoriano Oriental
Vasco Lima assume funções de diretor artístico das Festas da Praia 2020

A próxima edição das Festas da Praia já tem data e diretor artístico. As maiores festas concelhias decorrem de 31 de julho a 9 de agosto de 2020, tendo como diretor artístico, Vasco Lima. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, no âmbito da iniciativa “Uma árvore por dia”.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Outra das novidades no próximo ano vai para a aposta na diversificação dos desfiles que integrarão as Festas da Praia 2020, nomeadamente o regresso do cortejo etnográfico à cidade e a criação de um desfile dedicado ao meio-ambiente, no sentido de sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade ambiental.


“A Câmara Municipal encontra-se a preparar a próxima edição das maiores festividades do concelho e convidou Vasco Lima, para a conceção dos desfiles que integram este evento. Uma pessoa que reúne uma vasta experiência nesta vertente, tendo uma participação ativa nas demonstrações culturais que decorrem a nível concelhio e com uma vasta experiência nas Festas da Praia, nomeadamente, pelas funções de colaborador da Cooperativa Praia Cultural”, referiu o autarca citado em nota de imprensa.


“Em 2020 dar-se-á também o regresso do cortejo etnográfico às Festas da Praia, uma novidade para a nossa comunidade emigrante, sendo um momento muito apelativo ao nível das nossas tradições. Recordamos e damos a conhecer junto de quem nos visita a cultura de um povo, o que muito enriquece as nossas festividades. Apostamos ainda na concretização de uma novidade, um desfile relacionado com o ambiente, até porque uma das bandeiras do município tem sido a sustentabilidade ambiental”, afirmou o edil praiense.


Para além dos cortejos de abertura e infantil, integram assim no programa outros dois desfiles, o etnográfico e o dedicado ao meio-ambiente. Este último envolve um trabalho com materiais reciclados, amigos do ambiente e dedicado à sensibilização ambiental.


Balanço das Festas da Praia 2019

No que diz respeito às festas que agora terminaram, o autarca define como “francamente positivo”, apesar dos contratempos relacionados com condições climatéricas, responsáveis por alguns imprevistos e cancelamentos.


“Foi visível o esforço e trabalho prestados ao longo dos últimos dias por uma vasta equipa de colaboradores e voluntários durante as Festas da Praia. Só poderíamos, enquanto município, estar orgulhosos do trabalho efetuado”, referiu.


“O sucesso destas festividades está intrinsecamente ligado com a clara aposta feita pela autarquia ao nível do ambiente, concretamente com a concretização do Plano Estratégico de Sustentabilidade Ambiental. Naturalmente, e considerando que este foi o primeiro ano de introdução de um conjunto de medidas ambientais, houve ações que tiveram um maior impacto do que outras nos diferentes locais que constituem a festa”, frisou.


Durante a sua intervenção, Tibério Dinis ressalvou a redução de plástico no espaço da Dream Zone, “sendo notória a melhoria da qualidade do recinto ao nível da redução de copos, o que demonstra também o interesse das pessoas em cumprir as medidas propostas”.


“A medida 'Uma árvore por dia' visa sensibilizar para a importância dos espaços verdes no centro da cidade. É algo que pretendemos alertar também nos próximos anos, a fim de dignificar e transmitir uma imagem de qualidade e de futuro junto das novas gerações”.


No próximo ano, a autarquia da Praia da Vitória pretende reforçar estas medidas e inovar noutras contando com o apoio da comunidade na promoção de uma cidade e de concelho mais sustentáveis a nível ambiental.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados