Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro participa no plenário do Comité das Regiões com a recuperação pós Covid-19 na agenda

O presidente do Governo Regional participa esta semana, por videoconferência, na sessão plenária do Comité das Regiões, uma reunião que ficará marcada por vários debates sobre a recuperação económica e social na União Europeia, na sequência da pandemia da Covid-19, e que contará com a presença de vários comissários europeus.

Vasco Cordeiro participa no plenário do Comité das Regiões com a recuperação pós Covid-19 na agenda

Autor: AO Online

Vasco Cordeiro foi eleito, em fevereiro, Primeiro Vice-Presidente do Comité das Regiões, organismo que conta com mais de 350 representantes de regiões e cidades de todos os Estados Membros da União Europeia.

De acordo com nota do executivo,  a agenda da 139.ª sessão plenária do Comité das Regiões inclui, na terça-feira, um debate sobre o plano de recuperação da economia apresentado pela Comissão Europeia, que prevê 750 mil milhões de euros para este objetivo, que contará com a participação de Janez Lenarčič, Comissário responsável pela gestão de crises.

Para o segundo dia de trabalhos, 1 de julho, estão reservados os debates sobre o Pacto Ecológico Europeu, enquanto contributo para a recuperação da crise da Covid-19 a nível regional, e sobre o impacto das alterações demográficas nas regiões europeias, com a presença de Dubravka Šuica, Comissária com as pastas da Democracia e da Demografia.

No dia seguinte, 2 de julho, os Comissários Europeus responsáveis pelo Orçamento, Johannes Hahn, e pelo Mercado Interno, Thierry Breton, intervirão nos debates sobre o próximo quadro financeiro plurianual, para o período 2021-2027, e sobre a recuperação da crise provocada pela Covid-19 na Europa.

A sessão plenária prevê ainda a discussão e adoção de pareceres sobre a revisão do Quadro Financeiro Plurianual e do Plano de Investimento para uma Europa Sustentável, bem como sobre as Prioridades do Comité das Regiões Europeu para 2020-2025, entre outros pontos.

Refira-se que a Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeu têm de consultar o Comité das Regiões quando elaboram textos legislativos sobre matérias em que as autoridades regionais e locais têm uma palavra a dizer, como é o caso do emprego, da política social, da coesão económica e social, dos transportes, da energia e das mudanças climáticas.


 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.