Autor: Susete Rodrigues/AO Online
De acordo com comunicado de imprensa, a sessão de abertura está prevista para as 09h30 do dia 5 de setembro, seguindo-se a intervenção de Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que irá abordar o tema: “Explorar o novo Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar”.
Por volta das 11h15 tem lugar o debate sobre “Valores, Áreas de Competências e Princípios: Faz sentido o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória?”, levado a cabo por João Costa, ex-ministro da Educação e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
David Guedes, membro da direção da Delegação Regional do Sul da Ordem, fará uma intervenção sobre “Educação, Desenvolvimento de Talentos e de Altas Capacidades”, pelas 12h00.
A tarde de quinta-feira inicia com o tema “A Preocupação das Escolas: O uso das Tecnologias, Como Preparar as Escolas para a Era Digital”, numa intervenção, às 14h30, de Ivone Patrão, Docente e investigadora no ISPA - Instituto Universitário.
Seguir-se-á a intervenção de Raquel Raimundo, presidente da Delegação Regional do Sul da OPP, que irá falar sobre a Promoção de Competências Socioemocionais.
O primeiro dia do evento termina com o debate sobre a “Prevenção da Violência, Bullying e Ciberbullying”, levado a cabo por Ana Margarida Veiga Simão, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
O dia 6 de setembro (sexta-feira) será reservado ao workshop “Programas de Promoção de Competências Socioemocionais e de Desenvolvimento de Talentos e Altas Capacidades”, com Raquel Raimundo e David Guedes.