Açoriano Oriental
Universidade dos Açores quer criar centro para aumentar relação com empresas

A Universidade dos Açores (UAc) pretende transformar a atual incubadora de empresas num Centro de Transferência Tecnológica para aumentar as relações entre a academia e as empresas, anunciou a reitora.

Universidade dos Açores quer criar centro para aumentar relação com empresas

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações aos jornalistas, após uma audiência com o presidente do Governo dos Açores na sede da Presidência em Ponta Delgada, Susana Mira Leal apontou como uma das prioridades do mandato aumentar a “capacidade de transferência de conhecimento para as empresas”.

“Apresentei ao senhor presidente do Governo Regional o objetivo de transformarmos a nossa incubadora de empresas num Centro de Transferência Tecnológica, que é fundamental para que ela ganhe pujança”, afirmou.

Segundo disse, a criação daquele centro vai permitir à atual incubadora, intitulada InUAc, “ganhar capacidade” para concorrer a “projetos mais arrojados”, aumentar o número de empresas incubadas e de spin-off’ (empresas com origem num grupo de investigação).

A nova reitora, que tomou posse há um mês, pretende ainda “alavancar mais um curso na área das ciências da engenharia”, de acordo com os “objetivos regionais de orientação para as ciências físicas e tecnológicas”.

Susana Mira Leal disse querer reforçar a “coesão regional” através a criação de “pós-graduações com alcance universal”, lecionadas através das modalidades de ensino à distância.

A reitora mostrou-se ainda “preocupada” com a possibilidade de não ser possível manter o ciclo básico de medicina na UAc, apelando ao Governo Regional para apoiar a contratação de “médicos doutorados” para o quadro da academia, uma “necessidade urgente”.

Doutorada em Educação, e especialista em Metodologia do Ensino do Português, Mira Leal tornou-se a sétima reitora da UAc e a primeira mulher a ocupar o cargo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados