Autor: Carlota Pimentel
O programa ISA FJN tem
como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que
lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro.
Segundo a nota de imprensa, o ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement), que garante o pagamento integral da propina, sendo o investimento reembolsado apenas quando o estudante atingir as condições previamente estabelecidas para o fazer de forma sustentada.
Lançado em setembro de 2021, já permitiu a quase 500 pessoas aumentarem ou requalificarem as suas competências, através de um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros no pagamento de propinas.
“É com grande satisfação que vemos as bolsas ISA FJN chegarem aos Açores e às ilhas pela primeira vez, oferecendo aos estudantes da Universidade dos Açores a possibilidade de acederem a esta ferramenta transformadora (...)”, realça José Neves, fundador da Fundação José Neves, citado em comunicado.
Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN facilita o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento.
Refira-se que dados da Fundação José Neves demonstram que a
taxa de empregabilidade entre os 422 bolseiros que já terminaram os
respetivos cursos ou formações está nos 85% e que a sua remuneração
média beneficiou de um aumento superior a 20%. Isto permitiu que 72% dos
bolseiros se encontrem já a reembolsar o seu ISA FJN, o que só é
possível por terem superado o valor salarial previamente
contratualizado.