Ensino superior

Universidade dos Açores concede Honoris Causa a Ana Maria Martins

Universidade dos Açores concede Honoris Causa a Ana Maria Martins

 

Paulo Faustino   Regional   21 de Out de 2010, 11:13

A Universidade dos Açores (UAç) vai conceder esta quinta-feira o título de Doutor Honoris Causa em Literatura Portuguesa a Ana Maria Martins, uma estudiosa, há 30 anos, da obra de Antero de Quental.
O evento realiza-se na Aula Magna da UAç, em Ponta Delgada.

Ana Maria Martins tem produzido informação sobre o escritor e poeta açoriano, seja enriquecendo a documentação já conhecida com novas informações e novos documentos, como ainda promovendo a publicação de textos anterianos e de artigos sobre Antero.

De um universo de pouco mais de 150 cartas, Ana Maria Martins fez passar o espaço epistolográfico de Antero para aquele elevado número de cartas, o que permite conhecer muito melhor o pensamento do seu autor e também a cultura oitocentista.

Além da reedição do In Memoriam de Antero (1993), que Ana Maria Martins fez preceder de um importante estudo introdutório, esta investigadora também publicou um estudo sobre a correspondência de José Bruno Carreiro, aquando da feitura do seu célebre volume Subsídios para a Biografia de Antero de Quental.

A investigadora tem, entre outras coisas, participado em congressos, colóquios e comemorações relativas à obra e à personalidade de Antero de Quental.

Tem um estudo em preparação, respeitante à viagem de Antero à América.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.