Açoriano Oriental
Um milhão de migrantes chegou à Europa em 2015
Um milhão de migrantes chegou desde janeiro à Europa, na esmagadora maioria através do Mediterrâneo, anunciaram a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Um milhão de migrantes chegou à Europa em 2015

Autor: Lusa

“Até 21 de dezembro, cerca de 972.000 tinham atravessado o mar Mediterrâneo, segundo números do ACNUR. Além desses, a OIM calcula que mais de 34.000 chegaram à Bulgária e à Grécia após terem atravessado a Turquia”, indicaram as duas organizações num comunicado conjunto.

“O total representa o fluxo migratório mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial” na Europa, explicou a OIM numa outra nota enviada aos meios de comunicação social. Em 2014, mais de 219.000 migrantes tinham atravessado o Mediterrâneo.

A OIM informou ainda que 3.692 pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas naquele mar durante o corrente ano.

Entre os migrantes que atravessaram o Mediterrâneo este ano, “uma pessoa em cada duas – meio milhão de pessoas – eram sírios fugindo da guerra no seu país”, segundo o ACNUR e a OIM. Os afegãos representam 20% e os iraquianos 7% das chegadas.

“Quando os sentimentos anti-estrangeiros aumentam em certos locais, é importante reconhecer as contribuições positivas dos refugiados e migrantes para as sociedades em que vivem”, afirmou o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, citado no comunicado.

Guterres apelou para a defesa dos “valores europeus fundamentais”, como a promoção dos direitos humanos, da tolerância e da diversidade.

“Sabemos que as migrações são inevitáveis, necessárias e desejáveis”, assinalou, por seu turno, o diretor-geral da OIM, William Lacy Swing.

A grande maioria dos migrantes – mais de 821.000 – passou pela Grécia, tendo 810.000 chegado por mar.

No total e desde janeiro chegaram à Itália cerca de 150.000, à Bulgária 30.000, a Espanha mais de 3.800, a Chipre 269 e a Malta 106, segundo a OIM.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados