Açoriano Oriental
Três novos casos de Covid-19 nos Açores

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.325 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados três casos positivos de COVID-19, dois na ilha de São Miguel e um na ilha Terceira.

Três novos casos de Covid-19 nos Açores

Autor: AO Online/ GaCS

Os casos identificados na ilha de São Miguel correspondem a dois indivíduos do sexo feminino, com 30 e 54 anos de idade, residentes na Região.

Um dos casos desembarcou na Região a 17 de setembro, proveniente de território continental, tendo realizado teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 à chegada e obtido resultado positivo.

O outro caso trata-se de um contacto próximo de alto risco de um indivíduo positivo, seu coabitante, encontra-se sintomático e obteve resultado positivo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2.

O caso diagnosticado na ilha Terceira reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 53 anos de idade, residente, que desembarcou na Região a 18 de setembro proveniente de território continental, tendo realizado teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 à chegada e obtido resultado positivo.

Os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica.

Assim, até ao momento, foram detetados na Região 262 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 45 casos positivos ativos, dos quais 35 na ilha de São Miguel, sete na ilha Terceira, dois na ilha do Pico e um na ilha Graciosa.

As medidas de prevenção e contenção da pandemia devem ser mantidas e reforçadas, sempre que possível, por cidadãos e organizações públicas, privadas e do setor social.

A Autoridade de Saúde Regional reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Para mais informação deve ser consultado o site criado pelo Governo dos Açores sobre o controlo da pandemia na Região, em https://destinoseguro.azores.gov.pt/, ou a página de Facebook da Direção Regional da Saúde, em https://www.facebook.com/DirecaoSaudeAcores/.

O Governo dos Açores disponibiliza ainda a Linha Açores de Esclarecimento Não Médico COVID-19, com o número 800 29 29 29, que pode ser utilizada entre as 08h30 e as 18h30, nos dias úteis, e a Linha RIAC 800 500 501, que funciona de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 22h30, e aos domingos, das 10h00 às 22h30.

 


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados