Transporte de mercadorias gera queixas dos agricultores

Os cancelamentos frequentes nas ligações marítimas de mercadorias entre as ilhas do Faial e do Pico, nos Açores, estão a provocar prejuízos aos agricultores e comerciantes que habitualmente utilizam este serviço de transporte.


O presidente da Associação de Agricultores da Ilha do Faial (AAIF), António Ávila, revelou que as queixas e reclamações sobre os atrasos na operação marítima têm vindo a aumentar, frisando que o navio "não tem hora para sair do Pico, nem para chegar ao Faial e vice-versa".

"Temos diariamente cerca de uma dezena de animais para mandar para abate no Pico e, muitas vezes, acabamos por ficar com o prejuízo porque o barco não vai num dia, nem no dia seguinte, nem se sabe quando vai", afirmou.

O mau tempo originou o cancelamento de duas viagens entre as duas ilhas só nesta semana, mas as condições climatéricas não são a única causa do problema, queixando-se também os utilizadores das "avarias constantes" do navio 'Lusitânia', o único que transporta mercadorias a granel entre as duas ilhas do Grupo Central.

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações