Red Bull Cliff Diving

Título de 2013 decide-se sábado na Tailândia

Título de 2013 decide-se sábado na Tailândia

 

Redação AO online   Outras modalidades   23 de Out de 2013, 13:19

Está por dias a decisão do circuito mundial que visitou os Açores em junho passado. A derradeira etapa do Red Bull Cliff Diving World Series já arrancou na Tailândia, num crescendo de emoções que culmina no próximo sábado com a final que vai coroar o Campeão de 2013. O Britânico Gary Hunt e o russo Artem Silchenko são os protagonistas da luta pelo título

Aparentemente, os 120 pontos de vantagem que Gary Hunt dispõe na liderança do ranking do Red Bull Cliff Diving World Series, à partida para a oitava etapa da competição seriam suficientes para assegurar o seu quarto título mundial consecutivo. No entanto, o novo sistema de classificações permite aos atletas descartar no fim do campeonato o seu pior resultado – uma regra que deixa no ar uma forte esperança para Artem Silchenko. Caso vença na Tailândia, como já o fez nas etapas de França e da Dinamarca, o russo pode conquistar o primeiro título da sua carreira.

 

Contrariamente ao que foi regra nas primeiras etapas, onde a competição se decidiu num fim-de-semana, a grande final apresenta um formato mais alargado. Na província de Krabi, no sul da Tailândia, está a ser exigido um derradeiro esforço aos 14 atletas de nove países envolvidos - que têm de mostrar o que valem ao longo de oito rondas. Marcando também a diferença, estas rondas não decorrem numa localização única: ao todo são quatro os destinos paradisíacos a explorar, culminando com a lendária ilha de Hong.

 

À semelhança do que aconteceu nos Açores em junho passado, os atletas não vão estar limitados à tradicional plataforma artificial montada a 27 metros de altura. Na hora da despedida haverá assim também lugar para saltos diretamente das rochas, numa clara evocação às origens da modalidade nascida no Havai há mais de 200 anos.

 

Embora as condições se apresentem neste momento algo desafiantes para os atletas, a entrada no mar de Andaman será sempre um momento agradável graças aos 29ºC de temperatura média das águas.

 

 

Classificação após 7 etapas

1.º Gary Hunt (UK), 980 pontos

2.º Artem Silchenko (RUS), 860 pts
3.º Orlando Duque (COL), 820 pts

4.º Jonathan Paredes (MEX), 600 pts

5.º David Colturi (EUA), 510 pts

6.º Michal Navratil (CZE), 480 pts

7.º Steven LoBue (EUA), 370 pts

8.º Blake Aldridge (GB), 327 pts

9.º Matt Cowen (GB), 228 pts

10.º Kris Kolanus (POL), 150 pts


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.