Açoriano Oriental
Covid-19
Testagem massiva da população da Madeira arranca em 26 de abril

A testagem massiva da população do arquipélago da Madeira contra a Covid-19 será iniciada em 26 de abril, anunciou o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos.

Testagem massiva da população da Madeira arranca em 26 de abril

Autor: Lusa/AO Online

"A partir de 26 de abril começamos a testagem massiva da população da Região Autónoma da Madeira com a colaboração das farmácias de comunidade, projeto que vai ser apresentado em 23 de abril", revelou o governante durante a visita que efetuou ao Centro de Vacinação de Santa Cruz, no Porto Novo, onde serão vacinadas 470 pessoas na faixa etária superior aos 70 anos.

Pedro Ramos adiantou ainda que a testagem será feita a partir dos 16 anos e de 14 em 14 dias em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo também anunciado que na próxima segunda-feira a região irá receber 17.550 novas doses de vacina da Pfizer.

Apesar dos contratempos com as vacinas da AstraZeneca e da Johnson, Pedro Ramos considerou que o processo "está a correr como o esperado".

O Governo Regional revelou na segunda-feira que mais de 60 mil vacinas contra a Covid-19 foram já administradas no arquipélago da Madeira.

"Até ao dia 11 de abril, foram administradas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 60.014 vacinas contra a Covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020", diz uma nota de imprensa então divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC), realçando que "as pessoas vacinadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra a Covd-19 na RAM, de acordo com a alocação das vacinas à região".

Do número total de vacinas administradas (60.014), 41.844 correspondem a administração da primeira dose e 18.170 foram segundas doses da vacina, o que, para a SRSPC, "significa que 7.1% da população residente tem já a vacinação completa e 16.5%, 1 dose da vacina".

Na última semana, foram administradas 11.512 vacinas, facto que representa para a autoridade de saúde regional, "o maior número de vacinas administradas ao fim de sete dias, até à data".

O Plano Regional de Vacinação contra a Covid-19 estabelece três fases, a começar pelos grupos prioritários, ao que se seguem as pessoas com comorbilidades e, depois, o resto da população.

A estimativa aponta para que sejam vacinadas 50 mil pessoas na primeira fase, outras 50 mil na segunda fase e, por fim, 100 mil pessoas, tendo sido estabelecida a meta de atingir 70% da população (cerca de 260 mil habitantes) da região até o final de setembro.

Segundo a Direção Regional de Saúde (DRS), a Madeira registava até ao final de quarta-feira, 8.667 casos confirmados de covid-19, 8.282 recuperações, 71 óbitos associados à doença e 314 situações ativas, das quais 22 são importadas e 292 de transmissão local.

Em Unidades Polivalentes no Hospital Dr. Nélio Mendonça, estão hospitalizadas sete pessoas, mas nenhuma na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados