Açoriano Oriental
Tenista João Sousa conquista torneio de Kuala Lumpur
João Sousa tornou-se hoje no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP, ao vencer o torneio de Kuala Lumpur, batendo na final o francês Julien Benneteau, quinto cabeça de série.

Autor: Redação AO/LUSA

O número um luso e 77.º da hierarquia mundial deu a volta ao encontro com o gaulês, 33.º, e venceu por 2-6, 7-5, 6-4, ao fim 2:18 horas, com Benneteau a somar a nona derrota em outras tantas finais no circuito principal.

O encontro nem começou bem para o português, que sentiu muitas dificuldades para contrariar o jogo muito ofensivo do francês, com serviços fortes e muitas subidas à rede, cedendo dois jogos de serviço no primeiro “set”, que fechou com o triunfo do francês por 6-2.

O segundo “set” foi mais equilibrado, mas Benneteau chegou a ter um ponto para fechar o encontro, mas João Sousa, talvez “espicaçado” pelos festejos do francês, anulou-o com uma grande direita.

Conseguindo contrariar melhor o jogo de rede de Benneteau, João Sousa conseguiu quebrar-lhe o serviço no 11.º jogo do segundo parcial, fechando o “set” em 7-5.

O terceiro e decisivo “set” não poderia ter começado melhor para o vimaranense, que quebrou logo o serviço ao francês, mantendo essa vantagem até final, apesar de ter tido de sofrer bastante como no longuíssimo oitavo jogo, em que salvou diversos pontos de “break”.

No final, João Sousa festejou nas bancadas com o seu treinador Frederico Marques e ainda ouviu o hino português, cantado por umas dezenas de lusos que o apoiaram durante o encontro.

João Sousa, de 24 anos, é o primeiro português a vencer uma final de um torneio do circuito ATP, depois de ter imitado o feito de Frederico Gil, que, em 2010, atingiu o encontro decisivo do Estoril Open.

Num excelente percurso em Kuala Lumpur, João Sousa eliminou, entre outros, o espanhol David Ferrer, primeiro cabeça de série e número quatro do Mundo, e o austríaco Jurgen Melzer, quarto pré-designado.

Com este triunfo, João Sousa arrecadou 158.000 dólares (cerca de 117.000 euros) e 250 pontos, que lhe deverão permitir tornar-se no melhor português de sempre na hierarquia mundial, ultrapassando o 59.º posto de Rui Machado em 03 de outubro de 2011.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados