Temporada Cultural 2021 apresenta concerto “Correspondências” esta noite

Integrado na Temporada Cultural 2021, através da divulgação de um evento artístico semanal, o concerto conta com as interpretações de Valter Ponte (clarinete); André Costa (piano), Lívio Dias (oboé); Filipe Tomás (gagote); Irina Semënova (piano); Inês Alves (flauta 3.º grau); Nataliya Silva (piano); Valeri Kobiakin (clarinete); Yuriy Pankiv (flauta) e Sara Pacheco (trompa 8.º grau), sob direção artística de Isabel Albergaria Sousa.



A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), promove esta noite, dia 22 de maio, a partir das 20h30, a emissão do concerto “Correspondências”, pelo Conservatório Regional de Ponta Delgada, na RTP Açores, com transmissão no dia seguinte, dia 23, pelas 18h00, na página do Facebook da DRC (www.facebook.com/culturacores).

Gravado no Teatro Micaelense, parceiro neste evento, o concerto apresentará um repertório de câmara para sopros do século XX, assente em compositores franceses, sendo o programa dedicado quase exclusivamente a obras de Poulenc, Saint-Saëns, Ibert, Gaubert e Elgar, que efetuarão um universo musical de correspondências, nas quais se misturam sofisticação, ironia, neoclassicismo e modernidade.

Segundo a diretora artística, os temas de Francis Poulenc e Camille Saint-Saëns que serão interpretados em “Correspondências” são considerados obras de maturidade, uma vez que ambos os compositores escreveram sonatas para sopros e piano nos últimos anos das suas vidas.

De Jacques Ibert, compositor contemporâneo de Poulenc, irá ser escutado um quinteto e um trio de sopros, sendo o programa completo por uma elegante peça de Philippe Gaubert, compositor menos conhecido (exceto para os flautistas), e uma fascinante obra de Edward Elgar, figura central da música inglesa.



PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA