Temperaturas elevadas colocam arquipélago da Madeira sob aviso amarelo

O arquipélago da Madeira encontra-se sob aviso amarelo para tempo quente, que deverá prolongar-se até ao fim da próxima semana, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil, num dia em que a temperatura ultrapassou os 29 graus.



"Associado à presença de ar quente e seco com origem no continente africano, prevê-se dias quentes e secos em todo o arquipélago da Madeira até ao fim da próxima semana", refere a Proteção Civil.

Nas regiões costeiras a temperatura máxima do ar deverá variar entre 25 e 30 graus.

"No entanto, associado a fenómenos termodinâmicos locais as temperaturas máximas na costa sul da ilha da Madeira, nos dias 24 (domingo) e 25 (segunda-feira) poderão chegar a valores da ordem de 30 a 35 graus", adverte o Serviço Regional de Proteção Civil.

A humidade relativa do ar será em geral baixa e muito baixa (inferior a 40%), nas regiões montanhosas.

No domingo e na segunda-feira o vento será temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h nas regiões montanhosas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.

O Serviço Regional de Proteção Civil recomenda, por isso, a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente evitando a realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, bem como a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.



PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024