Açoriano Oriental
Tecnologias revolucionam prestação de cuidados de saúde

Amanhã o Teatro Micaelense recebe a conferência “Tecnologia: a próxima geração”, promovida pela Altice Empresas. Ao longo do dia serão discutidos diversos temas


Tecnologias revolucionam prestação de cuidados de saúde

Autor: Ana Carvalho Melo

A ex-ministra da Saúde Maria de Belém Roseira vai abrir o bloco dedicado à tecnologia na saúde, o qual encerra a conferência “Tecnologia: a próxima geração”, promovida pela Altice Empresas e que tem o Açoriano Oriental como media partner.

Na sua intervenção Maria de Belém Roseira vai abordar a temática “Tecnologia na Saúde. O que podemos ambicionar?”.

Depois realizar-se-á a mesa redonda “Como vem o 5G mudar a Saúde?” que terá a participação de Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs; Clélio Menezes, secretário regional da Saúde e Desporto; Nuno Almeida, IM B2B Manager da Samsung Portugal; Pedro Gouveia, MD, PhD, breast surgeon, designer and researcher, Breast Unit, Champalimaud Clinical Center; e moderação de Francisco Martins, vice-reitor para a Administração, Planeamento e Infraestruturas, da Universidade dos Açores.

Este bloco temático está agendado para as 16h30 e integra a conferência “Tecnologia: a próxima geração”, promovida pela Altice Empresas, que decorre amanhã no Teatro Micaelense. Pode inscrever-se em https://www.altice-empresas.pt/tecnologia-proxima-geracao-acores.

Esta conferência está dividida em quatro blocos temáticos: Cibersegurança (às 9h30),  Turismo (às 11h30), Smart Cities (às 15h00) e Saúde (às 16h30).  

A abertura do evento estará a cargo de Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, e de Nuno Nunes, CSO B2B da Altice Portugal, no seu encerramento.



Tecnologia e saúde

A tecnologia tem vindo a revolucionar a prestação de cuidados de saúde, tornando-os mais acessíveis, rápidos e eficazes.

Atualmente esta evolução tem vindo a responder a diferentes problemas que se colocam à sociedade dado o envelhecimento populacional e aumento de doenças crónicas, e o aumento da despesa de saúde, incluindo uma despesa em modelos virtuais que se podem aproximar dos 20% da despesa total.

Permite ainda uma experiência continuada e centrada no paciente, incluindo modelos de monitorização remota; e até a hospitalização domiciliária.

Com a introdução da tecnologia 5G passou a ser possível tratar e processar dados de múltiplas fontes, enriquecendo modelos de dados descritivos e preditivos, essenciais para acelerar processos de decisão, minimizar erros e efetuar melhorias operacionais.

E desta forma monitorizar doenças em tempo real, em especial doenças crónicas; ou otimizar recursos ao nível do transporte de doentes e melhorar o apoio prestado durante o transporte, em especial na emergência médica.

Mas também permite o acesso a cuidados e prestadores de saúde à distância, sem necessidade de deslocação. Assim como a telemedicina avançada com a monitorização permanente de doenças crónicas e acesso a cuidados de saúde à distância e em tempo real, cirurgias robotizadas com grande precisão; ambulâncias conectadas com meios de diagnóstico; formação remota e correlacionamento dos dados em big data.

Na área da saúde o posicionamento da Altice passa pela Inovação & Desenvolvimento de soluções pioneiras, junto das instituições de saúde e seus pacientes, e pela disponibilização de soluções TIC para a transformação digital dessas instituições e relação com os pacientes.

Soluções para acompanhamento de pacientes à distância e de forma contínua como a telemonitorização clínica SmartAL ou a plataforma de trabalho colaborativo entre profissionais de saúde Medigraf estão entre os projetos desenvolvidos pela Altice Labs.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados