Açoriano Oriental
Taxa de inflação média nos Açores subiu para 2,79%

A taxa de inflação média nos Açores subiu para 2,79% em julho, de acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Taxa de inflação média nos Açores subiu para 2,79%

Autor: Ana Carvalho Melo

“A taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em julho, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, subiu para 2,79%”, revela o gabinete regional de estatística, que indica que a taxa de inflação nacional foi de 4,68%.

De acordo com o SREA, as maiores variações médias positivas no Índice de Preços no Consumidor verificaram-se nas classes “Transportes” (10,21%), “Restaurantes e hotéis” (3,89%), “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (2,57%) e “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” com 2,53%.

Já relativamente às variações médias negativas, revela que as classes que apresentaram maiores variações foram as do “Vestuário e calçado” e “Educação”, respetivamente, com -2,10% e -1,48%.

O SREA revela ainda que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de julho, se situou nos 6,29%, aumentando 0,02 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.

Neste ponto destaca que este valor compara com a taxa homóloga a nível nacional que foi de 9,06%.

Já sobre a taxa mensal do índice de julho, “Total”, revela que foi de 0,31%, descendo 1,42 pontos percentuais em relação ao mês de anterior, referido que este valor compara com a taxa mensal a nível nacional que foi de -0,04%.

“ A classe “Restaurantes e hotéis” com 3,55%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa surge a classe “Vestuário e calçado” com -10,00%”, salienta o SREA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados