Taxa de inflação média nos Açores subiu para 2,79%

A taxa de inflação média nos Açores subiu para 2,79% em julho, de acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).



“A taxa de variação média dos últimos doze meses, terminados em julho, do Índice de Preços no Consumidor, “Total”, subiu para 2,79%”, revela o gabinete regional de estatística, que indica que a taxa de inflação nacional foi de 4,68%.

De acordo com o SREA, as maiores variações médias positivas no Índice de Preços no Consumidor verificaram-se nas classes “Transportes” (10,21%), “Restaurantes e hotéis” (3,89%), “Produtos alimentares e bebidas alcoólicas” (2,57%) e “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” com 2,53%.

Já relativamente às variações médias negativas, revela que as classes que apresentaram maiores variações foram as do “Vestuário e calçado” e “Educação”, respetivamente, com -2,10% e -1,48%.

O SREA revela ainda que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor, “Total” de julho, se situou nos 6,29%, aumentando 0,02 pontos percentuais em relação à taxa divulgada no mês anterior.

Neste ponto destaca que este valor compara com a taxa homóloga a nível nacional que foi de 9,06%.

Já sobre a taxa mensal do índice de julho, “Total”, revela que foi de 0,31%, descendo 1,42 pontos percentuais em relação ao mês de anterior, referido que este valor compara com a taxa mensal a nível nacional que foi de -0,04%.

“ A classe “Restaurantes e hotéis” com 3,55%, foi a que mais se realçou no sentido da alta, enquanto no sentido da baixa surge a classe “Vestuário e calçado” com -10,00%”, salienta o SREA.

PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações