Açoriano Oriental
Taxa de desemprego cai em março para 6,6% em cadeia mas sobe em termos homólogos

A taxa de desemprego foi de 6,6% em março, menos 0,2 pontos percentuais face a fevereiro e mais 0,3 pontos percentuais em termos homólogos, segundo o INE, que estima uma subida para 6,9% em abril.

Taxa de desemprego cai em março para 6,6% em cadeia mas sobe em termos homólogos

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com as "Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego" divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, população desempregada diminuiu 3% em relação a fevereiro de 2021, tendo aumentado 4,9% por comparação com março de 2020.

A taxa de desemprego, segundo o conceito da Organização Internacional do Trabalho (OIT), situou-se em 6,6% em março, menos 0,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior e mais 0,3 pontos percentuais do que um ano antes.

A taxa de desemprego de jovens, de 22,2%, diminuiu 0,7 pontos percentuais relativamente ao mês precedente.

A taxa subutilização de trabalho - indicador que agrega a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego, mas não disponíveis e os inativos disponíveis, mas que não procuram emprego - situou-se em 12,9%, menos 0,9 pontos percentuais do que no mês precedente, mais 0,2 pontos percentuais do que um ano antes.

A população empregada aumentou 0,6% relativamente ao mês anterior, tendo diminuído 0,3% quando comparada com o mesmo mês de 2020.

Para abril, o INE estima que a população empregada tenha permanecido praticamente inalterada em relação ao mês anterior e tenha aumentado 1,2% relativamente ao mesmo mês de 2020.

A população desempregada, por sua vez, terá aumentado 4,9% em relação a março de 2021 e 9% por comparação com abril de 2020.

A taxa de desemprego por sua vez, terá atingido 6,9%, mais 0,3 pontos percentuais do que no mês precedente, mais 0,5 pontos percentuais do que no mês homólogo de 2020, com a taxa de desemprego dos jovens (24%) a aumentar 1,8 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

A taxa subutilização de trabalho, por sua vez, situou-se em 12,9%, valor igual ao do mês anterior e inferior em 0,8 pontos percentuais ao de abril de 2020.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados