Açoriano Oriental
OE2011
Sustentabilidade das finanças públicas é prioridade da política nacional
O governador do Banco de Portugal (BdP) considerou esta segunda-feira que a sustentabilidade das finanças públicas é o primeiro imperativo da política económica, monetária e financeira, a curto e a médio prazo.

Autor: Lusa/AO online
Carlos da Silva Costa, que falava numa intervenção no XX Encontro de Lisboa entre as delegações dos Bancos Centrais dos países de língua portuguesa, acrescentou que a agenda da economia portuguesa compreendia outros quatro imperativos nacionais: o aumento da taxa da poupança das famílias e da taxa de autofinanciamento das empresas, a racionalidade na afectação de recursos e do investimento e o reforço da estabilidade do sistema financeiro.

Para garantir a estabilidade das finanças públicas, Carlos da Costa Silva salientou que “é necessário assegurar o cumprimento dos objectivos orçamentais anunciados" para 2010 e 2011.

“O conjunto extenso de medidas orçamentais anunciadas na semana passada constitui um passo importante no sentido de credibilizar a estratégia de consolidação orçamental anunciada em Maio”, indicou o governador.

No entanto, acrescentou, só isso “não basta”.

Para Carlos da Costa tornou-se “absolutamente crucial encontrar um consenso político credível para o orçamento de 2011”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados