Açoriano Oriental
Suspensa ligação do cabo de fibra ótica às Flores e Corvo devido às condições do mar
A ligação do cabo de fibra ótica às ilhas do grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) está suspensa devido às condições do mar, revelou fonte da FibroGlobal, a empresa responsável pela operação.
Suspensa ligação do cabo de fibra ótica às Flores e Corvo devido às condições do mar

Autor: Lusa/AO online

Segundo a mesma fonte, os trabalhos, que estavam a ser realizados pelo navio "IT Interceptor", sofreram um "contratempo", quando o cabo de fibra ótica que estava a ser ligado entre as duas ilhas rebentou, alegadamente por causa da agitação marítima.

"A intenção era efetuar a reparação do cabo durante o dia de hoje", adiantou a mesma fonte da FibroGlobal, ressalvando, porém, que "as condições do mar voltaram a agravar-se", o que levou a empresa a decidir "suspender a operação".

Segundo explicou, a reparação do cabo que rebentou é "relativamente simples e rápida", e deverá estar concluída em "metade de um dia de trabalho", mas apesar disso, a empresa admite que as condições climatéricas possam fazer "atrasar" a operação.

O navio "IT Interceptor", de 114 metros de comprimento, encontra-se, nesta altura, ao largo da ilha das Flores, a aguardar instruções para reparar o cabo e retomar a operação.

A ligação do cabo de fibra ótica vai permitir que os habitantes das ilhas das Flores e do Corvo passem a ter acesso a serviços de internet de alta velocidade.

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, anunciou a 10 de setembro, nos Açores, que a ligação do cabo de fibra ótica às ilhas das Flores e Corvo ficará concluída em outubro.

O projeto de ligação do cabo de fibra ótica às duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago aguardava há vários anos pela sua conclusão.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados